sábado, julho 11, 2015

0

Monte Fuji, Japão


Considerado como uma das mais belas montanhas do mundo, tem uma altura de 3.775 metros e localiza-se no sudoeste de Tóquio (a aproximadamente 100 km da cidade). Fujiyama, seu nome completo, significa “a montanha que nunca morre”. Juntamente com o Monte Tate e o Monte Haku, integra o grupo das “Três Montanhas Sagradas“ do Japão e os budistas consideram-no a porta de entrada para um novo mundo. Em japonês, diz-se Fuji-san.

Esta montanha não é, contudo, apenas uma montanha; é, também, um vulcão adormecido há mais de 300 anos que serviu (e continua a servir) como fonte de inspiração, na forma de poema, romance, pintura ou fotografia, para diversos autores desenvolverem a sua arte.

Devido à sua altura, é uma forte atracção para os alpinistas, que anseiam por alcançar o cume. Uma vez que era considerado um elemento sagrado, as mulheres não estavam autorizadas a subir até à Era Meiji. A primeira pessoa a chegar ao topo foi um monge cujo nome é desconhecido. Hoje em dia, é a montanha mais escalada do mundo, sendo principalmente escalada no verão e durante a noite por peregrinos, que desejam observar o nascer do sol no topo da montanha.

Apesar de belo em todas as estações, o Monte Fuji alcança o auge da sua beleza durante a Primavera, altura em que o seu cume coberto de neve é emoldurado por sublimes flores de cerejeira. Nesta época do ano é apelidado de Fuji Konohana Sakuahime, que significa "fazendo a flor desabrochar brilhantemente”.

Monte Fuji na Primavera, emoldurado por flores de cerejeira

O seu nome foi inspirado na deusa budista do fogo, Fuchi. A religião shinto explica-nos que o Fujiyama é símbolo de Sengen-Sama, deusa da maturidade e crescimento, princesa dos botões de flor (sakura), que personifica a vida delicada e terrena. Podemos encontrar altares que honram a deusa Sengen-Sama à volta do Monte Fuji, estrategicamente colocados para impedi-lo de entrar em erupção.

Deixamos, agora, algumas curiosidades:

- Há um ditado japonês que diz que todos os homens que nascem no Japão devem escalar o Monte Fuji, pelo menos uma vez em sua vida, pois adquirirão bênção espiritual e sorte na vida.

- A última erupção do Monte Fuji ocorreu de 16 de dezembro de 1707 a 01 de janeiro de 1708, e tem estado em inactividade desde então.

- A primeira mulher a subir o Monte Fuji foi Lady Fanny Parkes, em 1867.

- No inverno, a temperatura no topo pode chegar a – 40° C.

- Existem 4 rotas principais para subir o Monte Fuji: Yoshidaguchi, Subashiri, Gotemba e Fujinomiya. O Monte Fuji é cercado pelos Cinco Lagos de Fuji (Fujigoko): Kawaguchi, Yamanaka, Sai, Shoji e Motosu.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...