sábado, junho 13, 2015

0

O Relógio Astronómico de Praga


A todas as horas, multidões juntam-se diante do relógio astronómico da Câmara Municipal de Praga para observar as figuras alegóricas que dão ritmo a pequenos momentos do dia e da noite.

O Século XIV foi um período muito importante para a expansão do estilo gótico em Praga. Os edifícios da Praça da Cidade Velha (Old Town Hall) possuem uma arquitetura tão rica e diferente das outras grandes capitais da Europa que é impossível não nos sentirmos agarrados, como dizia Kafka, a esta cidade.

O Relógio Astronómico de Praga (o Orloj) é um dos relógios mais antigos e mais bem elaborados alguma vez construídos. Foi instalado inicialmente em 1410 e reconstruído em 1490. É composto por três partes:
- um mostrador astronómico que apresenta a posição do Sol e da Lua;
- a ‘Caminhada dos Apóstolos’, um espectáculo montado com mecanismos do próprio relógio, que exibe, de hora em hora, figuras de apóstolos e outras esculturas móveis;
- um calendário ilustrado com os meses do ano e os correspondentes signos do zodíaco.

Apesar de ser um espetáculo relativamente simples e que dura poucos minutos, o relógio é uma das atrações turísticas mais mágicas de Praga, a definitivamente não perder pelos visitantes da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...