quarta-feira, junho 24, 2015

0

Golden Circle (Círculo Dourado), Islândia

É chamado de círculo mas tem, na realidade, o formato de um triângulo que passa por Thingvellir, Geysir e Gullfoss. O Golden Circle é a excursão turística mais procurada (e, diga-se, imperdível) da Islândia em que estão presentes os três elementos: água, fogo e terra. Demora 8 horas a ser realizada na íntegra, num percurso de 300 quilómetros, em são, essencialmente, visitados três lugares.

Parque Nacional Thingvellir

Placas tectónicas americana e euroasiática no Parque Nacional Thingvellir

Encontramos este parque a 50 quilómetros de Reykjavík. O seu nome significa “planície do Parlamento” pois foi aqui que foi construído o primeiro parlamento do Mundo, em 930, o qual funcionou durante nove séculos.

O seu nome é igualmente uma alusão ao facto de o parque ser dividido a meio por uma ‘falha’, uma fenda que delimita as placas tectónicas americana e euroasiática – as quais se encontram em movimento. Assim, é literalmente possível colocar um pé na América e outro na Europa enquanto se está na Islândia.

Além disso, o parque é símbolo da nação islandesa pois foi onde foi proclamada a independência do país.

Em 2004, a UNESCO classificou Thingvellir como Património Mundial.


Vale Geotérmico Haukadalur

A 57 quilómetros de Thingvellir, deparamo-nos com uma região geotérmica activa, também conhecida como parque de Geysir. Aqui, podemos contemplar um espectáculo criado pelo géiser Strokkur, o maior géiser activo do país, que expele água quente do coração da terra a 20 metros de altura, a cada 5 minutos. Era neste local que se encontrava o Grande Geysir, o maior do mundo, que aqui vivia desde o século XIII, até que começou a deixar de nos deslumbrar com os seus jactos de água e vapor (que alcançavam os 60 metros de altura), no início do século XX.

Vale Geotérmico Haukadalur


Gullfoss

Descubra mais sobre esta imperdível cascata.


Pelos caminhos da Golden Circle, deparamo-nos regularmente com os jocosos cavalos islandeses.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...