terça-feira, junho 09, 2015

0

Animais da Austrália

Coala

Será relevante mencionar os animais que existem na Austrália? Serão assim tantas espécies? Tão diferentes das dos outros países?

Bem, a Austrália tem mais de 378 espécies de mamíferos, 828 de pássaros, 4.000 de peixes, 300 de lagartos, 140 de cobras, duas espécies de crocodilos e cerca de 50 tipos de mamíferos marinhos. Além disso, mais de 80% das plantas, mamíferos, répteis e sapos que vivem no país são exclusivos da Austrália e não são encontrados em nenhum outro lugar. Portanto, a resposta é… Sim.

À partida, quando uma pessoa fala em Austrália, existe sempre alguém que simplesmente diz “cangurus”. De facto, é verdade que os cangurus são muito apreciados no continente, mas existem outros animais muito conhecidos, como são exemplo o coala, o dingo, a equidna, o ornitorrinco e o vombate.

·         Mamíferos

A Austrália não tem muitos animais predadores nativos. O dingo, ou cão selvagem, é o maior mamífero carnívoro. Outros animais carnívoros exclusivos da fauna do continente são o numbat, o quoll, o demónio-da-Tasmânia e o bilby, mas nenhum desses é maior que um gato doméstico de porte médio.

Os dingos são encontrados por toda a Austrália, exceto na Tasmânia. Os numbats são encontrados apenas na Austrália Ocidental e, fora dos parques de vida selvagem, só é possível observar os demónios-da-Tasmânia no seu habitat natural, na Tasmânia. Os ameaçados quolls também são difíceis de encontrar na vida selvagem, mas habitam as florestas húmidas do sul da Austrália e da Tasmânia e uma pequena área no norte de Queensland. O bilby, um membro da família dos bandicoots, pode ser visto no Parque Nacional Francois Peron, na Austrália Ocidental.

·         Marsupiais

Canguru

A Austrália tem mais de 140 espécies de marsupiais, incluindo cangurus, wallabies (pequenos cangurus), coalas e vombates.

São 55 espécies nativas diferentes de cangurus. Os cangurus e wallabies têm tamanhos e pesos variados, de meio quilo a 90kg e o que os difere é o tamanho.

Estima-se que a população de cangurus da Austrália varie entre 30 e 60 milhões. É fácil encontrar cangurus na vida selvagem na maior parte das áreas rurais da Austrália; além disso, nas regiões do Outback é possível observá-los com frequência a atravessar a estrada, o que pode ser, por um lado, divertido, mas, por outro, bastante perigoso.

Os wallabies estão espalhados por toda a Austrália, especialmente em regiões mais remotas, rochosas e escarpadas.

O coala é animal favorito de todos, mas há que ter em mente que não é um animal de estimação. Podem ser avistados em toda a costa oeste da Austrália.

O vombate é um animal robusto e escavador, que pode pesar até 36 quilos e difícil de encontrar em vida selvagem.

·         Monotremados

Um grupo de animais que só pode ser encontrado na Austrália são os monotremados, ou mamíferos que põem ovos. O mais conhecido é o ornitorrinco, um animal com um bico semelhante ao de um pato, corpo peludo impermeável e patas com membranas. Os ornitorrincos vivem em tocas que cavam à beira dos rios. São muito tímidos e difíceis de serem encontrados.

A equidna, ou tamanduá de espinhos, tem uma longa língua e o corpo coberto de espinhos, como as de um ouriço ou porco-espinho. Por isso, há que ter cuidado! 

·         Aves

Das 828 espécies de pássaros listadas na Austrália, cerca de metade não é encontrada em nenhum outro lugar. Há desde pequenos beija-flores a grandes emas, que não voam e podem chegar a até dois metros de altura. Há também casuares, cisnes negros, pinguins-azuis, kookaburras, pássaros-lira e currawongs. É possível avistar facilmente pinguins na Ilha Kangaroo (na Austrália do Sul) e na Ilha Philip (em Victoria).

Os kookaburras, conhecidos pelo seu riso histérico semelhante ao de um humano (veja aqui o vídeo), são comuns e é possível vê-los (ou ouvi-los) em áreas rurais e nos subúrbios das cidades, ao anoitecer e amanhecer.

Há quase tantas espécies de papagaios na Austrália quantas cores eles têm: são 55 espécies, observadas normalmente em áreas rurais e urbanas.

·         Répteis

A Austrália tem mais espécies de cobras venenosas do que qualquer outro continente. Na verdade, das 25 espécies mais perigosas, 21 vivem no continente australiano. Mas nem todas são venenosas; existem também jibóias e cobras arbóreas deslumbrantes.

Os crocodilos são também habitantes típicos e facilmente avistados nos parques nacionais de Kimberley e Kakadu.

Existem cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas, que fazem ninhos e põem ovos em determinadas praias, e oito espécies de tartarugas de água doce. O Ningaloo Reef (na Austrália Ocidental) e o Eco Beach (em Broome) são lugares ideais para ver as tartarugas.

Lagartos, iguanas, o dócil dragão barbudo, o caricato lagarto-de-gola, diabos-espinhosos e lagartos de “ta ta” são outros répteis que se encontram com muita facilidade no continente australiano.

·         Animais marinhos

As águas australianas são a casa de cerca de 4.000 dos 22.000 tipos de peixes do mundo, assim como de 30 das 58 espécies de algas marinhas existentes.

É neste belíssimo continente que encontramos o maior recife de corais, a Grande Barreira de Corais, considerado Património da Humanidade (http://whc.unesco.org/en/list/154). Existem cerca de 1.700 espécies diferentes de corais nestas águas.

Grande Barreira de Corais

Quanto às espécies marinhas de maior porte, podemos considerar o gentil tubarão-baleia migratório, a baleia-jubarte, orcas, baleias francas do sul, dugongos, focas e numerosas espécies de golfinhos e de tubarões.


Adaptado de: http://www.australia.com/pt-br/facts/australias-animals.html (consultado a 20/03/2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...