quarta-feira, fevereiro 25, 2015

0

Parque Terra Nostra, S. Miguel (Açores), Portugal




Uma das maiores preciosidades do Vale das Furnas, na ilha açoriana de S. Miguel, é um jardim com 12,5 hectares e mais de duzentos anos. Com a sua idade, o Parque Terra Nostra já viu mais do que qualquer ser humano e foi objecto do carinho e da dedicação das várias famílias que já o tiveram sob a sua alçada. Foi, precisamente, essa dedicação que fez dele o paraíso natural que é hoje, uma sucessão de deslumbrantes cenários: lagos, fontes termais, plantas trazidas um pouco de todo o mundo e flores de um exotismo só.


Ainda que de forma modesta, o Parque Terra Nostra foi iniciado por Thomas Hickling, Cônsul Honorários dos E.U.A. em S. Miguel, que, em 1775, ali construiu uma casa de madeira chamada Yankee Hall. Perto desta, ergueu também um tanque que ficaria rodeado por um vasto conjunto de árvores, do qual ainda hoje sobrevive um carvalho inglês.

Décadas mais tarde, em 1854, a Yankee Hall foi substituída pela actual Casa do Parque, obra do homem que entretanto tinha adquirido a propriedade – o Visconde da Praia. O Visconde e, em particular, a sua esposa nutriam uma forte paixão por jardinagem, tendo sido responsáveis pelo alargamento da área original do parque e tendo-lhe acrescentado diversos equipamentos.

Ainda no século XIX, o filho dos viscondes, o Marquês da Praia e Monforte, herdou o Parque Terra Nostra e conduziu-o à sua época áurea. Por volta de 1872, contratou um arquitecto (inglês, claro) que o melhorou em grande medida, segundo um plano de vanguarda que incluía um canal serpentiforme, grutas e avenidas de buxo e laranjeiras. Importou, igualmente, árvores de zonas tão distantes como a América do Norte, a Austrália, a Nova Zelândia, a China e a África do Sul. A título de curiosidade, algumas destas espécies ainda se encontram no parque, e de boa saúde, graças a uma apta equipa de jardineiros que se esforça por reproduzir as condições existentes nos países de onde cada uma é originária.

Actualmente, o Parque Terra Nostra é propriedade do casal Patrícia e Joaquim Bensaude, que continuam a desenvolver e promover esta paragem obrigatória de qualquer roteiro açoriano, de notável valor histórico e paisagístico.


Sabia que…
… o Vale das Furnas, com sete quilómetros de diâmetro, é a cratera de um vulcão inactivo?
… em 1901, o rei D. Carlos I pernoitou na Casa do Parque?
… o Parque Terra Nostra detém uma das colecções de camélias mais significativas do mundo, com mais de 600 tipologias?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...