domingo, março 01, 2015

0

O Jet d’Eau (jacto de água) de Genebra, Suíça




É a fonte mais potente da Europa. É o maior jacto de água do mundo. O Jet d’Eau, isolado num cais na margem sul do lago Léman, em Genebra, deixa qualquer um estupefacto com os seus 140 metros de altura, o seu débito de 500 litros por segundo e uma velocidade de 200 km/h.
Quando, em 1886, foi instalada uma fonte com o estritamente funcional objectivo de libertar a pressão de água de um novo depósito em La Coulouvrenière, ninguém fazia prever o sucesso que esta faria. Face à sua popularidade, que lhe valeu a tácita nomeação como símbolo da cidade, as autoridades decidiram ampliar a fonte e movê-la para o centro do lago. A sua espectacularidade aumentaria à medida que as bombas colocadas se tornavam mais e mais potentes.

Visível a longa distância e iluminado após o anoitecer, o Jet d’Eau é uma verdadeira metáfora de poder. Sempre que vislumbramos a sua imponência, somos relembrados da ambição, do trabalho árduo e da irrepreensível organização de Genebra e da própria Suíça. Não é, pois, de admirar que os seus habitantes se orgulhem imensamente dele e o tenham adoptado como ícone.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...