domingo, março 15, 2015

0

O castelo e o herói de Kruja, Albânia




Kruja é o nome de uma encantadora cidade do oeste da Albânia, alcandorada numa montanha de grande declive junto ao mar Adriático. O seu passado está intimamente ligado à história do herói nacional Gjergj Kastrioti Skanderbeg, que fez de Kruja o seu refúgio a partir de 1444. Ao longo de 25 anos sucessivos, Skanderbeg defendeu o país, a sua liberdade e a sua independência, face ao ataque otomano sobre toda a civilização europeia.

Um dos monumentos mais interessantes de Kruja é o castelo. Construído nos séculos V e VI, o castelo ocupa uma posição predominante, num rochedo 650 metros acima do nível do mar, bem como uma área total de 2,25 hectares. Foi a própria população de Kruja que ficou responsável pela sua construção, logo a seguir à invasão dos Godos. As paredes do castelo são reforçadas por nove torres que serviram de posto de observação e sinalização nos vários períodos de guerra que o país atravessou e que, ainda hoje, proporcionam magníficas vistas aos visitantes. No interior das muralhas, encontramos vestígios de algumas casas antigas.

O castelo alberga o Museu Skanderbeg (Museu Nacional), formado em 1982. O elevado número de peças e documentos exibidos é suficiente para familiarizar o visitante com a luta travada pelo povo albanês sob as ordens de Skanderbeg. Também o bazar tradicional com que nos cruzamos no caminho para o castelo é uma atracção de Kruja, muito elogiada, que permite adquirir bens de artesanato local.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...