sábado, março 07, 2015

0

Bairro Holandês (Holländisches Viertel), Potsdam, Alemanha


O centro histórico de Potsdam, essa cidade tão alemã, tem também um pouquinho de holandês. Na Mittelstraße, deparamo-nos com mais de uma centena de casas de tijolo vermelho e estuque, com dois andares, bem ao estilo barroco. Está curioso(a) para saber de onde veio este conjunto singular? O nome Holländisches Viertel (ou “bairro holandês”) diz-lhe alguma coisa?

Foi no sentido de prosseguir com o desenvolvimento da cidade fortificada que o rei Friedrich Wilhelm I, também conhecido como “o Rei Soldado”, convidou afamados artesãos e operários holandeses a fazerem malas e mudarem-se para Potsdam. Estávamos no século XVIII. E, para os fazer sentir em casa, ordenou a construção daquele bairro muito fora do contexto da realidade alemã, mas que fez furor junto de todos.
O Holländisches Viertel foi construído entre 1733 e 1742 de acordo com os planos do arquitecto holandês Johann Boumann, o Velho, sendo constituído por 134 casas com empenas dispostas em quatro grupos. Ainda nos dias de hoje, é um empreendimento habitacional sem comparação na Europa e o maior de estilo eminentemente holandês fora da Holanda.
Quem tiver vontade de visitar este bairro descobrirá muitas lojas exclusivas, cafés requintados e restaurantes, graças aos quais a zona se pode gabar de possuir um espírito único.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...