quarta-feira, março 18, 2015

0

Lago Ohrid, Macedónia




Localizado na parte oeste da Macedónia, o Lago Ohrid é um dos mais antigos do mundo, já que o seu aparecimento remonta a dois, três ou talvez quatro milhões de anos. As suas límpidas águas, que se estendem por uma área de 348 km2 e atingem uma profundidade máxima de 268 metros, são cercadas por três montanhas: Galičica, Jablanica e Mokra Planina. O lago está situado 695 metros acima do nível do mar.

O Lago Ohrid é o mais profundo da Península Balcânica, o que atrai mergulhadores um pouco de todo o mundo. Mas o mais invejado neste monumento natural é, provavelmente, o conjunto da sua fauna e flora, um ecossistema único no mundo que apenas encontra rival à altura no Lago Baikal ou no Lago Tanganica.

O Lago Ohrid é abastecido por inúmeras nascentes, sendo que a mais significativa é a do rio Crn Drim (que, em português, significa “o veado negro”). À sua volta foram, até hoje, descobertas no total 170 áreas arqueológicas, das quais a mais antiga tem 6 mil anos. Para além destas áreas de elevado interesse histórico e cultural, também as cidades de Ohrid e Struga e as vilas piscatórias de Trpejca, Pestani e Radozda são dignas serem visitadas.


Sabia que…
… no Lago Ohrid existem 17 espécies de peixe únicas do mundo e que a mais famosa adopta o nome do próprio lago? Trata-se da truta Ohrid.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...