terça-feira, março 17, 2015

0

Catedral de S. Martin, Bratislava, Eslováquia


Ocupando a antiga posição de um templo românico do século XIV, a Catedral de S. Martin, em Bratislava (Eslováquia), foi o palco da coroação de 11 reis e oito rainhas húngaras entre os anos de 1563 e 1830. Hoje em dia, é possível recriar a rota de coroação, que se iniciava na catedral e percorria todo o centro histórico, seguindo as coroas douradas incrustadas no pavimento.
A própria torre, com os seus 85 metros de alturas, exibe uma pequena réplica de coroa húngara, perpetuando a catedral como o local de celebração das coroações reais.

A Catedral de S. Martin é um edifício gótico, com uma ampla nave central e duas naves laterais. Em finais do século XIX, Jozef Lippert reconstruiu-a no estilo neogótico, substituiu a totalidade do mobiliário barroco e dotou o interior de linhas mais puras. O altar principal ficou desprovido dos anjos que homenageavam S. Martin, enviados para Budapeste.

Neste momento, esse altar encontra-se decorado com uma escultura representativa de S. Martin, da autoria de G. R. Donner (1734). S. Martin, num traje húngaro, dá a sensação de estar a cortar a sua capa para a partilhar com um mendigo. Já os vitrais do presbitério e das naves laterais são datados da segunda metade do século XIX e foram, na sua esmagadora maioria, fabricados pela companhia vienense K. Geyling.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...