sexta-feira, março 20, 2015

0

A Porta Pile de Dubrovnik, Croácia




Qualquer visita a Dubrovnik começa obrigatoriamente na Porta Pile, um incrível portão datado de 1537, altura em que se ampliou o fosso (hoje transformado em jardim). Como, originalmente, a Porta Pile servia para proteger a cidade dos invasores e monitorizar o comércio, a sua travessia conduz-nos invariavelmente a imaginar aquela ponte levadiça a erguer-se para fechar o portão e a chave a ser entregue ao príncipe, tal como acontecia há tantos séculos atrás.

Enquanto principal acesso à cidade fortificada, a Porta Pile está situada num bastião semicircular precedido por uma ponte de pedra. No momento em que o estiver a atravessar em direcção ao centro histórico de Dubrovnik e à sua famosa Placa ou Stradun (a rua principal), repare numa outra “placa”, esta comemorativa do cerco da cidade em 1991 e 1992.

Sobre o arco ogival de estilo renascentista que se encontra do lado da cidade, é possível observar uma imagem de São Brás. São Brás é o santo patrono da cidade de Dubrovnik e a sua escultura, produzida à mão, é obra do artista croata do século XX Ivan Meštrović.


Sabia que…
A cidade de Dubrovnik costumava ter quatro portões de entrada? Eram eles a Porta Pile, Ploče, Peskarija e Ponta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...