quinta-feira, setembro 29, 2016

0

Wadowice - a cidade Natal de João Paulo II, Polónia

Os peregrinos do mundo inteiro que desejam viajar para a Polónia não podem ignorar Wadowice, uma pequena cidade situada a 50 km da Cracóvia. A cidade de Wadowice é reconhecida mundialmente por ser o lugar onde nasceu o papa João Paulo II.

O primeiro ponto de visita será, sem dúvida nenhuma, a antiga casa do papa João Paulo II. Karol e Emilia Wojtyla (os seus pais) instalaram-se nesse prédio, que ficava na rua Rynek 2, em 1919. Foi aí que nasceu, no dia 18 de Maio de 1920, Karol Wojtyla Júnior (o futuro João Paulo II). Em 1929, morreu aí Emilia e, em 1932, Edmund, o irmão mais velho do papa. Karol Wojtyla Sénior ocupou o apartamento, juntamente com o seu filho, até 1938, ano que este acabou o ensino secundário no Colégio Masculino. Depois de ter recebido o diploma de maturidade, Karol Wojtyla Júnior partiu com o seu pai para Cracóvia, para lá viver.
No dia 16 de Outubro de 1978, o cardeal Wojtyla, originário de Wadowice, foi eleito papa da Igreja Católica e escolheu o nome de João Paulo II.

No dia 18 de Maio de 1984, no prédio onde nasceu o papa João Paulo II, abriu-se um museu dedicado à sua vida em Wadowice. Na altura, o museu ocupava só o antigo apartamento do papa, mas depois estendeu-se a todo o primeiro andar. Dentro do museu pode-se observar uma exposição que apresenta tudo sobre a vida do papa no prédio situado na rua Rynek 2 (actualmente rua Koscielna 7). Na exposição encontram-se não só os objectos do dia-a-dia dos anos 20 do século passado, mas também fotografias, documentos e diplomas de Karol Wojtyla e da sua família. 
Há também inúmeras recordações dos tempos em que Karol Wojtyla foi padre, bispo, arcebispo, cardeal e depois papa.

Em 2009, o museu foi renovado e modernizado. Comprou-se todo o prédio, que foi transformado no museu da Casa-natal do papa João Paulo II em Wadowice. Além disso, o prédio manteve o seu aspecto exterior dos anos 20 e as salas do museu foram ordenadas cronologicamente, instalando-se muitos diapositivos digitais.

O outro ponto do programa de visitas será a Basílica da Nossa Senhora, onde Karol Wojtyla foi baptizado. Actualmente, a Basílica fica na Praça de João Paulo II. Em 2000, a Basílica foi totalmente renovada e modernizada.
Durante o seu pontificado, o papa João Paulo II visitou três vezes a sua terra-natal: em 1979, 1991 e 1999.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...