quinta-feira, setembro 04, 2014

0

The High Line, Nova Iorque, EUA: obrigatório, na sua visita a NYC!


Passear pelo parque High Line, dez metros acima do chão do comum dos mortais, pode ser uma alternativa aos tradicionais city tours de New York City (NYC). Imagine a sensação de caminhar calmamente, praticar um desporto ou até estar sentado a ler um livro e, mesmo a seu lado, ver pessoas no ritmo frenético do dia-a-dia, num andar elevado de um qualquer edifício…
A High Line foi construída na década de 1930, no âmbito do projecto público-privado West Side Improvement, com o propósito de retirar os comboios de transporte de mercadorias, altamente perigosos para os transeuntes, das ruas de Manhattan.

Contudo, nenhum comboio circula lá desde 1980. Em 1999, perante a iminência de demolição deste marco histórico, um grupo de cidadãos formou o Friends of the High Line. Numa parceria com a Câmara de NYC e contando com a colaboração de um conjunto de arquitectos paisagistas, a associação concluiu a segunda fase de reabilitação do espaço num parque urbano na Primavera de 2011. A High Line “corre”, hoje, entre Gansevoort Street e West 30th Street e é, sem dúvida, um dos espaços públicos mais celebrados da cidade. Tornou-se também uma referência mundial pela qualidade do desenho urbano e pelo seu sucesso enquanto estratégia de renovação de áreas centrais degradadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...