sábado, setembro 27, 2014

0

Santuário do Cobre, Cuba: um recôndito mas inigualável centro de peregrinação do país

Não é ao acaso que El Cobre, cujas minas causaram até ao início do século XIX tanto sofrimento a um considerável número de escravos, é salientado nos mapas turísticos de Cuba. Esta cidade da parte oriental da ilha tem tanto de pitoresco como de culturalmente importante. Ali está situado o templo mais famoso de Cuba, que, por sua vez, alberga a figura mais venerada pelos cubanos, pertençam estes a que região pertencerem.
A Basílica de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre foi construída, em 1926, no topo de uma colina, o Cerro de la Cantera, de onde se destacam as três cúpulas cor de tijolo em contraste com a fachada quase branca, imaculada. Principalmente a 8 de Setembro, dia dedicado à Virgen del Cobre, acorrem ao santuário milhares de peregrinos para prestar homenagem à sua figura, num compartimento por detrás do altar-mor.

A Virgen del Cobre é, desde 1916, a santa protectora de Cuba, tendo sido abençoada pelo Papa João Paulo II durante a sua visita em 1988. É uma virgem negra majestosamente trajada em tons de dourado, que ostenta uma coroa decorada com diamantes, esmeraldas e rubis. Esta riqueza da sua pose é colmatada pela cruz que segura, na qual nos apercebemos da existência de mais pedras preciosas, como diamantes e ametistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...