segunda-feira, setembro 01, 2014

0

Palais de l’Isle (Palácio da Ilha), Annecy, França

A designação não poderia ser mais clara: o Palais de l’Isle, ou Palácio da Ilha, símbolo da cidade francesa de Annecy, foi construído precisamente sobre uma ilha no canal Thiou. É uma atracção incomparável, apesar da sua modesta dimensão, cuja fachada triangular, austera e rudimentar se reflecte nas calmas águas desse rio e permite alguns dos melhores momentos fotográficos de uma passagem turística pela França.

O Palais de l’Isle foi erguido em 1132 com o propósito de servir de residência oficial ao Senhor de Annecy. E, durante o século XII, foi essa a sua função. Contudo, nos séculos seguintes, a sua utilização não poderia ter sido mais diversa: começou por ser residência dos condes de Genebra, acolheu a Fábrica da Moeda, foi Palácio da Justiça e converteu-se até numa prisão entre a Idade Média e o ano de 1865, voltando a sê-lo durante a Ocupação, na Segunda Guerra Mundial.

Em 1900, o Palais de l’Isle adquiriu o estatuto de Monumento Histórico e, actualmente, é a sede do Centro de Interpretação da Arquitectura e do Património.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...