terça-feira, fevereiro 25, 2014

0

Palácio Real de Luang Prabang, Laos

Dos monumentos centrais da cidade, o Palácio Real de Luang Prabang foi construído já no início do século XX, mas o ex-líbris da sua colecção, um Buda de ouro que atrai milhares e milhares de locais e turistas, é bem mais antigo do que isso. Pha Bang, com os seus 83 centímetros de altura, foi, nalgumas histórias, fundido no século I no Sri Lanka, enquanto noutras é uma obra Khmer do século XIV. Seja qual for a versão correcta, o indiscutível é que foi esta peça, historicamente tão importante e emblemática, deu à capital laosiana o seu nome actual.

Para além dele, o Palácio Real de Luang Prabang guarda diversos objectos reais, pertencentes ao seu fundador e aos descendentes deste, bem como distintas esculturas budistas oriundas de uma série de países asiáticos, como a Índia, o Cambodja e o Laos. Ao visitá-lo, tenha em atenção que não é permitido usar nenhum tipo de calçado.

Como o próprio nome indica, o Palácio Real nem sempre foi um museu. Durante muito tempo, serviu de residência ao rei Sisavang Vong e à sua família, que o fundaram em 1904. Apenas em consequência da revolução de 1975 e do exílio do seu filho Savang Vatthana, que ascendera ao trono após a sua morte, é que o palácio foi transformado num museu. O edifício é chamado pelos locais de Haw Kham, que significa “salão dourado”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...