domingo, novembro 02, 2014

0

O Palácio Yusúpov e a misteriosa morte de Rasputin, São Petersburgo, Rússia

Ainda que tenha adoptado o nome dos Yusúpov, a família que o passou a ocupar em 1830, este palácio de São Petersburgo deve a sua fama a uma outra personalidade, Rasputin, o místico russo que ali terá sido brutalmente assassinado pelo dono da casa. Sobre o modo como tudo aconteceu, na fatídica noite de 17 de Dezembro de 1916, é que não existem grandes certezas, o que levou a que a história do confronto entre Félix Yusúpov e Rasputin permanecesse mais no domínio das lendas do que nas páginas dos livros de História.
Contam os mais imaginativos que Rasputin, um campesino que, contra todas as expectativas, era uma voz influente na corte e no Governo russos, fora nessa noite atraído ao palácio dos Yusúpov sob o pretexto de uma festa. Quem o aguardava era, em vez de convidados, o próprio príncipe F. Yusúpov, que o envenenou e alvejou na primeira oportunidade. Pensava que já o tinha morto, mas, ao regressar à cena do crime, o príncipe constatou que não e teve de se envolver numa luta corpo-a-corpo com Rasputin, que acabaria por fugir pelo pátio. Antes de conseguir chegar a um lugar seguro, Rasputin foi, no entanto, apanhado pelos conspiradores, que o voltaram a alvejar e atiraram ao rio. O corpo foi encontrado dias depois, mas a tamanha quantidade de água nos seus pulmões não deixava dúvidas: Rasputin tinha, simplesmente, morrido afogado.

Saiba mais sobre o Palácio Yusúpov

O enorme edifício de tom amarelado numa das margens do rio Moika, conhecido como o antigo palácio dos Yusúpov, foi construído na década de 1760 pelo francês Vallin de la Mothe, sendo que esta abastada família aristocrática apenas o adquiriu em 1830, com o objectivo de lá instalar a sua colecção de pintura. Do sumptuoso interior, é de destacar: a escadaria de mármore italiano; o elegante teatro rococó com capacidade para 180 pessoas; o salão árabe profusamente decorado com mosaicos coloridos; e os sótãos, aos quais só se acede com uma entrada especial, onde existe uma exposição sobre a curta vida de Rasputin.


Conhece alguém, tem algum amigo ou familiar apaixonado por estas histórias de crime envoltas em mistério? Então leve-o a visitar São Petersburgo e o famoso Palácio dos Yusúpov já este Dezembro, com um cheque-prenda da Pinto Lopes Viagens!

Consulte detalhes sobre a viagem e sobre os nossos cheques-prenda em www.pintolopesviagens.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...