domingo, julho 13, 2014

0

Nestinarstvo, a dança do fogo búlgara

Esta é uma tradição meia búlgara, meia grega, que permanece viva na sua forma mais autêntica numa aldeia dos montes Strandzha, de seu nome Balgari. É aparentemente inconcebível que um grupo de dançarinos consiga andar sobre uma plataforma de carvão a arder sem sair magoado, queimado ou, pelo menos, um pouco dorido. Mas é isso mesmo que acontece, não se sabe se por magia, ou se pelo fervor com que esta dança é executada, que se sobrepõe à dor.

Esta é, também, uma das maiores provas da profunda riqueza do folclore búlgaro, com uma forte componente religiosa. Na região de Strandzha, são realizadas actuações Nestinarstvo sobretudo na noite de São Constantino e no dia de Santa Helena. Três adolescentes carregam os respectivos ícones até uma nascente de água que supostamente os santifica e a procissão que os acompanha, liderada pelos dançarinos de fogo, percorre depois a aldeia. Sozinhos, os dançarinos dirigem-se para uma capela, onde permanecem até anoitecer e são expostos ao ritmo acertado de tambores que os deixa num estado de transe. Enquanto isso, é aceso o fogo na praça.

Quando chega a hora de dançar, devem entrar primeiramente na plataforma os mais velhos, que executam movimentos pré-definidos em direcções, também elas, pré-definidas. Só de seguida se misturam todos os dançarinos, segurando estátuas de São Constantino e Santa Helena decoradas com flores. Os gemidos de dor iniciais são esquecidos perante a grande beleza do ritual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...