terça-feira, setembro 09, 2014

0

Mesquita-Catedral de Córdoba, Espanha: árabe, mas de inestimável valor para a península


A imagem que cada um de nós tem da Mesquita-Catedral de Córdoba, uma das maiores regalias arquitectónicas da região andaluza, é sensivelmente a mesma: centenas e centenas de colunas e arcos às riscas, feitos de mármore, granito e jaspe, que suportam o imenso monumento há mais de 12 séculos. Os níveis de conhecimento sobre a sua história e a evolução da sua construção, no entanto, já costumam variar. Vamos descobri-las?

A mesquita original foi uma obra encomendada por Abd al Rahman I e levada a cabo entre 785 e 787. Foi sendo progressivamente ampliada durante os séculos seguintes, sob as ordens de Abd al Rahman II, al Hakam II e al Mansur, que gravaram os seus próprios estilos e personalidades na arquitectura do monumento. A contribuição mais importante terá sido talvez a de al Hakam II, que, no século X, muniu a mesquita do mihrab (nicho de orações em que os crentes e peregrinos deveriam executar sete voltas ajoelhados) e da maqsura (o recinto do califa).

O facto de ser um símbolo supremo da presença árabe na Península Ibérica, muito relevante do ponto de vista histórico, não salvou a Mesquita de Córdoba de uma destruição parcial, no século XVI, com o objectivo de se instalar uma catedral no seu centro. Iniciada em 1523, esta catedral viria a possuir uma cúpula de estilo italiano, mas, também ela, não sobreviveu na sua totalidade ao passar do tempo e das mentalidades.

Entre as áreas da mesquita que mais apelam a uma visita estão: o Patio de los Naranjos, o espaço onde, antigamente, se lavavam os fiéis antes da oração e, hoje, são mantidas belas laranjeiras; a Puerta del Perdón, uma adição mudéjar feita pelos cristãos em 1377 e junto à qual os pecadores eram perdoados; e a Torre del Alminar, torre sineira que substitui o minarete e que, do alto dos seus 93 metros, proporciona belas panorâmicas sobre a cidade de Córdoba.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...