quinta-feira, agosto 14, 2014

0

Koppelpoort, Amersfoort, Holanda: um sobrevivente do cerco de 1427


Poucos adivinhariam que na modesta e desconhecida cidade de Amersfoort se encontra algo que é único na Holanda: uma estrutura defensiva do tempo medieval, que incorpora portões de terra e portões de água e se intitula Koppelpoort. Cruzando o rio Eem à entrada da cidade, o portão foi construído em inícios do século XV, sendo que, nessa altura, era possível fazer descer uma porta de madeira gigante que travava a entrada naquela terra.

Talvez tenha sido por esse motivo que o ataque de 1427 à Koppelpoort, durante o célebre cerco de Amersfoort, não teve êxito. Mas, bem mais do que uma importância estratégica e defensiva, este monumento tem uma importância histórica e até demográfica, uma vez que é um autêntico símbolo da expansão que a região experimentou no século XV. Na verdade, ele faz parte de uma segunda fortificação, construída entre 1380 e 1450, quando se compreendeu que a primeira não conseguiria fazer face ao rápido crescimento da cidade.

A evolução dos exíguos compartimentos das torres de Koppelpoort tem a sua piada: no princípio, eram destinados aos guardas; mais tarde, foram transformados no local de reunião do grémio dos barqueiros; e, hoje, acolhem… sim, um teatro de fantoches!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...