quinta-feira, julho 24, 2014

0

Jahangir Mahal, : a lealdade por detrás da arquitectura



Do século XVII, Jahangir Mahal é a pérola arquitectónica de Orcha, na Índia, e um dos melhores exemplos da arte indo-islâmica. É um palácio construído em arenito vermelho, com três andares (um deles subterrâneo) e quase três centenas de divisões. Mas o que é realmente impressionante neste edifício é a história que lhe deu origem, uma história trágica de desavenças familiares e de guerra, mas também de profunda amizade.

Posteriormente conhecido como Jahangir, o príncipe Salem era o filho mais velho do imperador mongol Akbar, com quem não mantinha uma boa relação. Consciente disso, Abu'l-Fazl, uma das nove jóias (ou navaratnas) da corte de Akbar, aconselhou e convenceu o imperador a renunciar a Salem como filho e a retirar-lhe qualquer possibilidade de ascender ao trono. Evidentemente, Salem descobriu-o e decidiu declarar guerra ao pai.

Estávamos no ano de 1602. Akbar enviou Abu’l-Fazl e os seus restantes homens a Agra, com o objectivo de acalmarem a rebelião. O problema é que o caminho se fazia através do império de Vir Singh Deo, rei Bundela e destemido aliado do príncipe. Fiel ao seu amigo, Vir Singh reuniu o exército, derrotou rapidamente os mongóis e ainda decapitou Abu'l-Fazl, entregando a cabeça a Salem como prova de amizade.

Três anos mais tarde, Akbar morreu e o príncipe Salem tornou-se imperador, adoptando o nome de Jahangir. Nessa mesma altura, decidiu ceder toda a região de Bundelkhand a Vir Singh, numa tentativa de agradecer o grande risco corrido pelos seus homens. A troca de favores parecia não ter fim, uma vez que, como consequência, Vir Singh mandou erigir Jahangir Mahal, destinando-o a acolher o imperador Jahangir sempre que este o visitasse. Tal aconteceu somente uma vez, mas o palácio perpetuou-se como um dos mais elogiados monumentos indianos.


Sabia que…

… os sinos pendurados nos dois elefantes de pedra à entrada do palácio costumavam assinalar a entrada do rei?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...