sábado, novembro 01, 2014

0

Flatiron Building, Nova Iorque, EUA: para quando a cidade precisa de uma engomadela

Há várias histórias engraçadas em torno do peculiar edifício voltado para Madison Square, que marca o cruzamento da 5th Avenue com a 2nd Street. A começar pelo seu nome. Já alguma vez se questionou o porquê de “Flatiron”? É fácil: separe as palavras flat + iron e tem a sua resposta. O nome significa “ferro de engomar”, porque é que o edifício, com a sua forma angular, parece.

Com os seus 21 andares, o Flatiron Building era o edifício mais alto do mundo quando acabou de ser construído, em 1902. É mesmo lícito afirmar que este foi um dos primeiros arranha-céus do mundo, dando início à sua era, e uma das primeiras estruturas em aço. Enquanto propriedade da construtora Fuller, era inicialmente chamado de Fuller Building.

Mas, bem mais cómico do que esse, era o nome que certos descrentes lhe decidiram atribuir, em homenagem ao arquitecto responsável pelo projecto, David Burnham: “Burnham’s Folly” ou, em bom português, “Loucura de Burnham”. É que havia um receio generalizado de que o edifício colapsasse, fruto das correntes de ar que a sua estranha forma produzia.

Contudo, a única coisa que o vento trouxe foi a alegria de alguns homens, que conseguiam, com a sua ajuda, vislumbrar o tornozelo das senhoras que usavam saia comprida, como era moda na altura. A polícia, por seu turno, tentava fazer com que as pessoas circulassem. E a sua palavra de ordem – 23 skidoo (porque estávamos na 23rd Street) – acabaria por se tornar uma expressão da gíria actual para “vamos andando!”.

Ajude os seus familiares ou amigos a concretizar o sonho de conhecer a “cidade que nunca dorme”, com um cheque-prenda da Pinto Lopes Viagens! Nova Iorque é um destino que promovemos em Dezembro, com direito a passeio de limousine e concerto gospel, mas propomos também muitos outros destinos aliciantes, para todos os gostos.

Consulte detalhes sobre a viagem e sobre os nossos cheques-prenda em www.pintolopesviagens.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...