quarta-feira, novembro 05, 2014

0

Curiosidades sobre a Ponte Carlos, Praga, República Checa

A velha Ponte Carlos, que liga a Cidade Velha ao Bairro Pequeno, era, até 1741, a única forma que os habitantes de Praga tinham de atravessar o Vltava, por isso aproveite bem o momento em que pisa este monumento histórico. Deixe-se cativar pela energia dos artistas de rua e renda-se às peças de artesanato e bugigangas à venda ao longo dos seus 520 metros de comprimento. Esta ponte, construída em 1357 a mando de Carlos IV, tornou-se provavelmente o mais emblemático monumento da capital checa, marcando presença em todas as promoções da cidade. O que sabe sobre ela? Muito, pouco, quase nada? Descubra agora.
Sabia que…

… durante 200 anos, a ponte esteve pura e simplesmente decorada com uma cruz, e só em 1683 lhe foi acrescentada a primeira estátua, de um homem que foi dali atirado ao rio?
O seu nome era Jan Nepomucký. Vigário-geral da arquidiocese de Praga, foi preso em 1393 em virtude da eleição de um abade contra a vontade do rei Venceslau IV. Morreu torturado e o seu cadáver foi atirado da Ponte Carlos. Em 1729, foi canonizado como S. João Nepomuk.

… a grande parte das estátuas que vemos na ponte são cópias?
Para prevenir que os elevados níveis de humidade os deteriorassem, os originais estão guardados num lugar seguro, no Lapidarium do Museu Nacional.

… a mais bem conseguida estátua da ponte foi produzida por um escultor com apenas 26 anos?
É um trabalho de Matthias Braun, terminado em 1710. Representa o célebre relato de uma freira cisterciense cega, segundo o qual Cristo lhe fez uma aparição e ela tocou nas suas chagas.

… a Torre da Ponte da Cidade Velha é considerada uma das mais relevantes construções góticas de todos os tempos?
Foi construída, a par da própria ponte, em finais do século XIV e é um dos principais motivos da adoração do monumento. O arquitecto alemão Peter Parler é responsável não só pela estrutura, como também pelas esculturas que nela se incluem, representativas de S. Vito (santo padroeiro da ponte), Carlos IV e Venceslau IV. Da galeria de observação, localizada no primeiro andar, o visitante obtém uma soberba vista sobre o Castelo de Praga e o Bairro Pequeno.

… já foram exibidas cabeças nessa torre?
Decorria o ano de 1621 e as cabeças pertenciam a dez nobres protestantes.

… o armistício da Guerra dos Trinta Anos foi assinado no meio da ponte, em 1648?
No final da guerra, a Cidade Velha ficou livre do Exército Sueco, que já tinha destruído parte da ponte e da obra-prima que é a torre gótica existente desse seu lado.


Convide um amigo seu a conhecer este portento da arquitectura, em Dezembro, com um cheque-prenda da Pinto Lopes Viagens! Ou a embarcar numa das nossas inúmeras outras propostas…

Consulte detalhes sobre a viagem e sobre os nossos cheques-prenda em www.pintolopesviagens.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...