domingo, fevereiro 16, 2014

0

Castelo de Peleş, Sinaia, Roménia


Com os seus planos para uma residência de Verão encomendada pelo rei Carlos I, os arquitectos Wilhelm Doderer e Johannes Schulz mal imaginavam que estavam a criar as bases de uma obra-prima do século XIX e de um dos mais belos castelos da Roménia e até, para alguns, da Europa. O castelo de Peleş, na cidade romena de Sinaia, teve várias fases de construção entre os anos de 1875 e 1914 e é uma das mais bem conseguidas obras do estilo renascentista alemão, patente não só no seu aspecto exterior, como também na vasta maioria das suas divisões.

O Castelo de Peleş foi inaugurado em 1893, mas esteve longe de se manter intacto daí em diante. Até 1914, a sua área foi expandida e as suas feições profundamente transformadas por decisão do checo Karel Liman, que assumiu a chefia do projecto em 1893. Talvez tenha sido esta variedade de perspectivas, que atravessou dois séculos, a estar na origem do eclectismo do castelo: é que, embora reflicta essencialmente o neo-renascimento alemão, este monumento apresenta, no seu interior, elementos artísticos e decorativos de muitos outros estilos, como o italiano, o francês e até os mais orientais.

O Castelo de Peleş é, actualmente, um museu que se distingue no panorama nacional sobretudo graças ao mobiliário e à decoração em madeira das suas salas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...