quarta-feira, agosto 20, 2014

0

Casa-museu Karl Marx, Trier, Alemanha


Cartas de amor a Jenni von Westphalen, versões originais de livros e documentos com vincada tendência socialista e o detalhado relato de uma infância judaica e de um exílio em Londres que durou décadas são exemplos do que encontramos no n.º 10 da Brückenstraße, na cidade alemã de Trier. Consegue adivinhar que personalidade histórica nasceu ali?

Sim, exactamente. Foi Karl Marx, o cientista político que marcou decisivamente o século XIX e cujas ideias socialistas perduram até à actualidade. A 5 de Maio de 1818, Karl Marx nascia nesta casa de influência barroca, hoje convertida num museu. Mantida pela Fundação Friedrich Ebert, a casa é visitada por incontáveis adeptos do comunismo, mas não só – também por apaixonados da história, da política e da evolução do movimento operário.

Curiosidade: Em 1928, o Partido Social Democrata (SPD) adquiriu o edifício com o objectivo de ali abrir um museu. Mas quando, em 1933, os nazis assumiram o poder, trataram igualmente de o arrecadar e transformar na sede da Folha Nacional, atribuindo-lhe uma “decoração” muito à base de suásticas. Só em 1947 é que a casa voltou à posse do SPD.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...