terça-feira, julho 22, 2014

0

A Torre do Relógio de Banská Bystrica, Eslováquia: inclinada, mas firme em história

Há uma figura que se destaca no centro histórico da cidade eslovaca de Banská Bystrica, não só pela sua considerável dimensão, como também pela sua “ligeira” inclinação de 68 centímetros, que nem aos mais distraídos passa despercebida. A Torre do Relógio de Banská Bystrica, situada na praça principal desta cidade, foi construída em 1552 e, desde então, foi alvo de remodelações diversas, derivadas principalmente de incêndios. A inclinação só existe desde o início do século passado, mas reza uma lenda antiga que foi causada por um grupo de anjos que, ao sobrevoarem a torre à noite, embatiam nela e contribuíam assim para o seu desvio.

Na altura em que foi construída, a função desta torre não era pura e simplesmente a de suportar o relógio que orientava a vida em Banská Bystrica. Era igualmente uma torre de vigia, que, em contante comunicação com outras torres em Vartovka e Šachtičky, controlava possíveis ameaças à cidade, como salteadores das minas de cobre e de prata. Em tempos, foi habitada por homens que faziam ressoar as suas cornetas ao mínimo sinal de incêndio. E também já chegou a assinalar a localização da câmara de tortura e da prisão da cidade.

Hoje, a valência da Torre do Relógio de Banská Bystrica é essencialmente a de proporcionar uma das melhores vistas sobre a praça e a própria cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...