terça-feira, janeiro 07, 2014

0

Palácio do Parlamento de Bucareste, Roménia: o segundo maior edifício do mundo

A vontade de visitar a Roménia costuma ser despertada no viajante através das lendas do Conde Drácula, repletas de terror, do refinamento dos frescos de Bucovina ou da vasta fauna do delta do Danúbio. Mas em Bucareste há também pérolas que vale a pena descobrir: uma delas é o seu Parlamento, que, com 265 mil m2 de superfície interior, é não só o maior edifício administrativo da Europa, como também o segundo maior edifício do mundo, logo a seguir ao Pentágono.


A construção do Palácio do Parlamento de Bucareste durou cinco anos e foi concluída em 1989, tendo o monumento sido convertido em sede oficial do Parlamento da Roménia na sequência da revolução de Dezembro desse mesmo ano. A iniciativa foi tomada por Nicolae Ceaușescu e, por esse motivo, o palácio é desde sempre conhecido como a “casa de Ceaușescu”, muito embora o ex-presidente não tenha lá residido nem sequer um dia. Na verdade, abandonou o cargo antes de o edifício se tornar funcional ou pronto a habitar.

Há cerca de dez anos que o Parlamento de Bucareste alberga igualmente o moderníssimo Centro Internacional de Conferências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...