domingo, fevereiro 09, 2014

0

O Mercado de Ljubljana, Eslovénia


As cores vivas e a estonteante multiplicidade de aromas são atributos fundamentais de qualquer mercado que se preze e, em Ljubljana, não se foge à regra. Carne, fruta, legumes e peixe frescos, queijos, especiarias e doces dos mais variados sabores e feitios cativam o olhar (e a carteira) dos que escolhem ali passar as soalheiras manhãs de sábado. O mercado da capital eslovena possui, no entanto, uma característica que o distingue de outros em todo o mundo: está inserido numa colunata que se curva ligeiramente para acompanhar o curso do rio Ljubljanica.

Este inovador projecto arquitectónico foi produto da mente de Jože Plečnik, arquitecto natural de Ljubljana, e colocado em prática entre 1940 e 1944. Embora a cidade esteja repleta de obras de Plečnik, esta é, sem dúvida, a mais emblemática e bem conseguida de todas e converteu-se, em poucos anos, num dos seus símbolos e principais atracções. Com dois andares e uma incrível extensão, desde a Ponte Tripla até à Ponte do Dragão, é igualmente um dos maiores complexos urbanos alguma vez construídos pelo arquitecto.

A colunata cobre a margem do rio em que se encontra a parte velha da cidade e, ainda que tal nunca tenha sido concretizado, o esboço original de Plečnik previa a existência de uma ponte que a conectasse com o outro lado do rio. O conjunto é dotado, em todo o seu comprimento, de aberturas semicirculares e as arcadas exibem reminiscências renascentistas de extrema elegância. Trata-se de uma bela e harmoniosa construção que, vista de fora ou de dentro, seduz até os que pouco apreciam compras.

Seria capaz de experimentar cavalo?

O Mercado Central de Ljubljana é constituído não só por esta colunata de pequenos comércios, mas também por um mercado ao ar livre na Vodnikov trg e na Pogačarnev trg, um coberto entre estas duas praças e ainda alguns espaços subterrâneos. É altamente recomendável aos viajantes, uma vez que, para além de souvenirs, artesanato local e produtos eminentemente naturais, lá é possível adquirir das grandes especialidades eslovenas, entre elas prosciutto cársico, o tradicional bolo potica e receitas à base de cavalo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...