sexta-feira, maio 30, 2014

0

Crónicas da Coreia - Voar com a Air Koryo 1 estrela





A Air Koryo não é apenas a única companhia aérea da Coreia do Norte. É também a única a ter o “privilégio” de receber 1 estrela na classificação mundialmente reconhecida da SkyTrax.

Se está a ponderar viajar até à Coreia do Norte e não gosta de correr riscos, então o melhor será prevenir-se, ainda que muitos passageiros considerem esta classificação profundamente injusta e uma grande variedade de relatos online dê conta de um serviço bastante similar ao encontrado na Europa. Até há bem poucos anos, a Air Koryo era a única companhia do mundo que operava entre Pequim e Pyongyang, mas agora o caso é diferente: há outras, tais como a Air China, que fazem esse trajecto.


Atenção que, ao falarmos em “riscos”, não nos referimos à questão da segurança. Nesse campo, a Air Koryo funciona em pleno, tendo sido registado um número residual de acidentes desde a sua fundação. Por outro lado, os riscos que se correm são, para citar alguns exemplos, o de se deparar com comida irreconhecível e/ou incomestível, o de não entender uma única palavra dos jornais e revistas de propaganda que lhe fazem chegar, integralmente em coreano, e o de ser atendido com alguma antipatia ou distância pelas assistentes de bordo. Cabe a cada um decidir se opta por uma experiência sui generis, tipicamente norte-coreana… ou por conforto e um ambiente um pouco mais familiar.

A “pior companhia aérea do mundo” voa entre o aeroporto de Sunan, a 24 km de Pyongyang, e cidades como Moscovo, Vladivostok, Kuala Lumpur, Singapura e Kuwait, mas não se encontra autorizada a circular no espaço europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...