sábado, junho 29, 2013

0

Castelo Real e Catedral de Wawel, Cracóvia, Polónia


Quando se faz uma viagem à Polónia, parece imprescindível ir visitar Cracóvia – antiga capital e sede dos reis polacos. E também a cidade onde estudou o papa João Paulo II.

Para quem que se interessa por história, um ponto de visita obrigatório é o Castelo Real situado no Monte Wawel. Antigamente, existia na colina de Wawel uma fortificação em madeira que, já no seculo XIV, foi completamente substituída por outra em pedra. Durante a história, o castelo foi muitas vezes remodelado e reconstruído em vários estilos arquitectónicos. Em 1596, o castelo de Wawel foi parcialmente queimado, o que obrigou o rei polaco Sigismundo II Vasa a mudar a capital de Cracóvia para Varsóvia. Este evento provocou uma lenta deterioração do Castelo Real. Os reis polacos dos séculos XVII e XVIII tentaram renovar o castelo, mas com pouco sucesso.


Depois da perda da independência em 1795, o Castelo caiu nas mãos dos invasores que o ocuparam até o início do século XX. Em 1918, ano em que a Polónia recuperou a sua independência, começaram as obras de conservação. O castelo teve a função de residência do Presidente da República. Durante a II Guerra Mundial, o Castelo Real de Wawel tornou-se a sede principal do Governador-Geral da Polónia – Hans Frank. Hoje em dia, encontra-se no Castelo de Wawel o museu nacional.
Outro ponto de visita no Monte Wawel de Cracóvia é a Catedral de Wawel, que fica mesmo ao lado do Castelo Real. Os Reis polacos costumavam ser coroados nesta Catedral. A primeira coroação comprovada historicamente foi a do rei polaco Wladyslaw Lokietek em 1320. Depois da sua morte em 1333, o rei Wladyslaw Lokietek foi enterrado na cripta da Catedral de Wawel onde até hoje se pode visitar o seu túmulo. O funeral do rei Wladyslaw Lokietek deu início à tradição de enterrar também na Catedral de Wawel os outros reis polacos, assim como as pessoas adoradas no país. O último funeral a ser efectuado na Catedral de Wawel foi em 2010 o do Presidente da República Polaca Lech Kaczynski, junto com a sua esposa, Maria Kaczynska, que morreram na sequência de um acidente aéreo.
A Catedral da Wawel foi também um lugar muito importante na vida de Karol Wojtyla (o papa João Paulo II). Foi aqui que no dia 2 de Novembro de 1946 o papa João Paulo II ofereceu a sua primeira missa como padre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...