segunda-feira, junho 09, 2014

0

Alhambra, Granada, Espanha


A cidade espanhola de Granada é mundialmente famosa em virtude do Alhambra, um conjunto monumental datado do século XIII e constituído por uma fortaleza e vários palácios árabes. Das construções árabes de todo o mundo, o Alhambra é, sem dúvida, uma das mais importantes, já que reflecte fielmente a essência da arte islâmica.


A sua construção teve início em 1248, pela mão de Ibn-al-Ahamar, e foi terminada mais de um século depois, em 1353. O monumento serviria, após essa data, de residência aos reis mouros de Granada. Actualmente, para além da muralha, restam as Torres das Damas e de Comorés, a Porta da Justiça, a Sala dos Embaixadores, o Oratório e os Banhos. Uma das áreas mais procuradas é o Pátio dos Leões, com doze leões de mármore e rodeado por diversas salas emblemáticas, como a dos Reis ou a da Justiça.

O Alhambra não só é um importante documento histórico, como também arquitectónico, uma vez que apresenta elementos decorativos que fazem transparecer a riqueza e a sumptuosidade de uma corte muçulmana de outrora: abóbadas com estalactites, esbeltas colunas e um trabalhado recorte das portas e das janelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...