domingo, junho 22, 2014

0

A Estação Central dos Correios de Ho Chi Minh, Vietname



Quando pensamos na obra de Gustave Eiffel, pensamos na Torre Eiffel, na Estátua da Liberdade e, às vezes, até na Ponte de D. Maria Pia, no Porto. Uma estação de correios vietnamita é, muito provavelmente, a última a invadir a nossa mente. Mas a verdade é que o toque do génio francês da arquitectura também chegou à Ásia, mais concretamente ao Vietname e a Ho Chi Minh, que viu construída pela sua mão, entre 1886 e 1891, a Estação Central dos Correios.
Buu Dien Trung Tam é outro nome, decerto menos perceptível no mundo ocidental, para este edifício de tom coral que, por dentro, se assemelha muito mais a uma estação de comboio do que de correios. Será esta uma metáfora para a velocidade com que a correspondência diária precisa de ser entregue ao destinatário? Tal não pode ser afirmado com certeza, apenas que cada aspecto deste edifício foi tão pormenorizadamente estudado que acabaria por dar origem a um dos mais belos monumentos da cidade de Ho Chi Minh.

No seu exterior, um friso bege apresenta rostos de filósofos e cientistas famosos, cuidadosamente esculpidos, com algumas inscrições a servir de legenda. No seu interior, a par da típica estrutura de uma estação ferroviária, encontramos, no chão, sucessões de azulejos que dão forma a mapas antigos da cidade e da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...