terça-feira, abril 15, 2014

0

Crónicas da Coreia - O maldito cabeleireiro inglês

Bad hair day, Kim Jong
A notícia tornou-se viral: mesmo longe da Coreia, na parte mais democrática da Europa, o líder Kim Jong-un consegue exercer a sua influência. Soube-se esta terça-feira que o proprietário de um cabeleireiro londrino, assediado por dois representantes da embaixada da Coreia do Norte, retirou da montra a publicidade em que associava o estilo do dirigente a um “mau dia de cabelo”. O cartaz já tinha arrancado muitos sorrisos aos transeuntes, mas não obteve, decididamente, a mesma reacção junto do país mais autoritário do mundo.

Mo Nabbach, gerente do salão M&M Hair Academy e autor do original anúncio, ainda procurou ripostar perante a exigência dos diplomatas norte-coreanos, que o visitaram no início da semana e apelidaram o cartaz de “desrespeitoso” para com o seu líder e o seu país. Disse-lhes que era em Inglaterra que estavam, não na Coreia do Norte, e que, ali, prevalecia a democracia. Mas o mau feitio dos dois homens (aliado à inércia da polícia britânica) levou Nabbach a optar pelo seguro e a retirar o cartaz da montra, ignorando os pedidos dos clientes mais revoltados com a situação. Sensato ou submisso? As opiniões divergem…

É de admirar que a Coreia do Norte não tenha intervindo mais cedo, uma vez que o cartaz já se encontrava exposto desde o passado dia 9 de Abril e a embaixada está localizada a uns meros 3 km do cabeleireiro. Mas, agora que interveio, fê-lo agressivamente: na quarta-feira, apresentou uma reclamação escrita junto do Governo britânico, solicitando que fossem tomadas “as medidas necessárias para acabar com a provocação”. Será que foi esta a antecipar o final da promoção? É que, apesar de no cartaz constar um “desconto de 15% no corte de homem durante todo o mês de Abril”, os jornais anunciam agora que o cartaz foi removido da montra por a promoção ter chegado ao fim…

Uma coisa é certa: com ou sem cartaz, já toda a gente saberia do desconto de 15%. Mo Nabbach faria, com certeza, um óptimo negócio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...