segunda-feira, março 24, 2014

0

A fortaleza medieval de Tsarevets, Veliko Tarnovo, Bulgária


Igrejas recheadas de magníficos frescos medievais, torres em que se encarceraram imperadores e uma saliência rochosa de onde eram empurrados traidores e criminosos para a morte são parte de uma das maiores atracções da cidade de Veliko Tarnovo e da própria Bulgária. A imponente fortaleza medieval de Tsarevets sempre desempenhou um importante papel político na história do país, abrigando entre 1186 e 1393 a capital do segundo reino búlgaro e, depois da devastadora ocupação otomana, a sede da primeira Assembleia Nacional de uma Bulgária livre.


Pelo seu posicionamento estratégico, num promontório cercado pelo rio Yantra, Tsarevets foi cobiçado desde o 4.º milénio a.C., encontrando-se praticamente sempre ocupado desde então. Mas foi em 1186, com a decisão do czar Petûr de a declarar capital do segundo reino búlgaro, que a localidade atingiu o seu apogeu, tornando-se residência dos reis da Bulgária e recebendo constantemente aristocratas e diplomatas estrangeiros, que chegavam a escolher viver ali. Hoje, do Palácio Real do século XII, sobram apenas algumas ruínas com vestígios de restauro, mas dali o visitante tem as mais deslumbrantes vistas de todas sobre os arredores da fortaleza.

Tsarevets prosperou durante dois longos séculos até que, em 1393, os otomanos se apropriaram do segundo reino, invadiram a localidade e a destruíram por completo. De mais de 400 edifícios, só uma pequena parte foi restaurada e está disponível para os visitantes em toda a sua plenitude: a Igreja de Sveti Georgi, a de Sveti Dimitûr e a dos Santos Petûr e Pavel, com os seus frescos da época medieval; o Patriarcado, uma igreja do século XIII no ponto mais elevado da cidadela; a Porta Asenova, uma torre de três alturas por onde acediam à fortaleza por onde acediam artesãos e clérigos oriundos do bairro de Asenova, no sopé da colina; e a Torre de Balduíno, onde esteve preso, no século XIII, o imperador Balduíno da Flandres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...