quarta-feira, janeiro 15, 2014

0

Viagens de Autor da PLV - Rui Massena, Maestro

Rui Massena, nasceu no Porto, em 1972, e é um dos mais proeminentes maestros portugueses.
Além de já ter dirigido o Conservatório de Música da Madeira e de ter sido, durante 12 anos, o Director Artístico e Maestro Titular da Orquestra Clássica da Madeira, foi o primeiro maestro português a dirigir no histórico Carnegie Hall, em Nova Iorque, onde conduziu o New England Symphonie Ensemble. 
A sua inclinação para a música revelou-se desde cedo, pelo que orientou a sua formação nesse sentido: licenciou-se em Direcção de Orquestra na classe do Maestro Jean-Marc Burfin, pela Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa. 
Aos 40 anos, já teve a oportunidade de dirigir um pouco por todo o mundo, de Praga a Zurique, esgotou a Sala Suggia da Casa da Música com três semanas de antecedência. 
O músico Mário Laginha diz que é “um dos raros maestros que não tem medo de arriscar”. Prova disso foi o trabalho desenvolvido com os Da Weasel, um marco de ousadia sonora, no qual a música erudita e o hip-hop se cruzaram. 
Mais um exemplo do espírito livre do Maestro foi a programação musical para a Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012. Nesse ano, além de criar a Fundação Orquestra Estúdio, montou, com a banda pop Expensive Soul, a Expensive Soul Symphonic Experience — uma ponte musical de várias linguagens de expressão, com a música pop e a música clássica de mãos dadas. Esta originalidade de criação é-lhe amplamente legitimada. 
Para o Maestro Vitorino de Almeida, Rui Massena é “um dos músicos mais importantes da sua geração”.

Consulte aqui as viagens que o autor Rui Massena lhe propõe!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...