quarta-feira, dezembro 18, 2013

0

Cidade de Torun, Polónia


Seguindo o rasto dos grandes polacos, vamos em direcção a Torun, uma cidade polaca localizada no norte do país onde nasceu, em 1473, o astrónomo Nicolau Copérnico, criador da teoria heliocêntrica. No entanto, não só os admiradores dos grandes polacos ficarão satisfeitos.

Para quem deseja sentir o ambiente duma verdadeira cidade medieval, Torun é uma óptima escolha. É uma das poucas cidades que não foi destruída durante a II Guerra Mundial, o que faz com que Torun tenha mantido o seu aspecto histórico.

Na cidade medieval ficaram bem conservados quase 350 edifícios de estrutura gótica, pelo que se pode dizer que o estilo gótico em Torun é omnipresente. O conjunto medieval da cidade é composto pela cidade velha, pela cidade nova e pelo Castelo Teutónico, que foi considerado pela UNESCO como Património da Humanidade em 1997. É exactamente dentro deste conjunto medieval que se encontram os mais importantes monumentos da cidade, entre os quais se destacam: a Igreja de Nossa Senhora, a Igreja de São João, as ruínas do Castelo Teutónico ou a casa de Copérnico. Todos os monumentos localizados no conjunto medieval da cidade são exemplos da melhor arquitectura gótica e testemunham que, na altura, Torun foi uma das mais importantes cidades da Polónia.

O que é importante acrescentar é que a cidade velha de Torun foi, desde o início, um centro de todo o comércio internacional. Foi um lugar onde se cruzavam as mais importantes rotas comerciais. Aqui também moravam os comerciantes ricos cujas fortunas contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Torun, no entanto, não é só a cidade velha. Existem também outros sítios que vale a pena ver. Pode-se admirar, entre outros, as ruínas do castelo medieval de Dyba e o parque etnográfico onde se pode ver «uma aldeia dentro da cidade». Há também possibilidade de dar uma volta num grande espaço verde que fica em torno da cidade.

À noite, pode-se passear pelas ruas estreitas e pelas praças abertas onde há muitos restaurantes e muitas esplanadas ao ar livre com a comida típica da região. Os que saem à noite nunca se arrependem. À noite, todos os monumentos importantes costumam ser iluminados, o que dá à cidade de Torun um charme específico.

As pessoas interessadas podem passar alguns dias a descobrir Torun, mas, na realidade, nunca vão conseguir visitar todos os cantos da cidade. O acto de visitar a cidade de Torun parece não ter fim…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...