sexta-feira, novembro 22, 2013

0

Nova Viagem de Autor de Gonçalo Cadilhe com a PLV - Nas Ilhas das Especiarias, Java, Bali e As Molucas

Nas Ilhas das Especiarias - Java, Bali, As Molucas (15 Dias)
| 26 de janeiro a 9 de fevereiro de 2014 | Consulte mais AQUI |

Gonçalo Cadilhe nas Molucas

 

"A viagem portuguesa que mudou o mundo

Talvez a mais célebre frase da História de Portugal seja a explicação de Vasco da Gama sobre as razões que trouxeram os portugueses ao Oriente: “viemos em busca de cristãos e especiarias”. Onde se produziam a pimenta, a noz-moscada e o cravinho, os mais ambicionados produtos da Idade Média? Em 1512 uma pequena e mal preparada expedição, comandada por António de Abreu, viajou por Java, Bali e o mar das Celébes até chegar às Molucas, as míticas Ilhas das Especiarias. A nossa viagem, 500 anos depois, irá celebrar estes destinos extraordinários que provocaram os Descobrimentos, o colonialismo e a globalização. Viajaremos ao longo da Indonésia, um dos países mais acolhedores do mundo, por vezes fora dos roteiros turísticos, mas sempre em conforto e segurança, entre vulcões perfeitos, arrozais holísticos, monumentos budistas Património da Humanidade, sorrisos zen e ruínas portuguesas que o tempo quase esqueceu." 
- Gonçalo Cadilhe -

O Itinerário...


1º Dia – Porto – Lisboa (avião) …
Voamos a partir de Lisboa para Jakarta, via Dubai. (A saída do Porto é feita de autocarro porque a companhia que escolhemos não voa a partir do Porto). Noite a bordo.

2º Dia - … - Jakarta
Chegada a Jakarta ao fim da tarde. Check-in e jantar. Alojamento no Hotel Pulman Thamrin Jakarta 4* ou similar.

Jakarta by Gonçalo Cadilhe

3º Dia – Jakarta
Visitamos uma das metrópoles mais populosas e expansivas do planeta. Daremos especial atenção ao quarteirão histórico construído pelos holandeses que, depois de expulsar os portugueses de Java, fizeram de Jakarta, na altura, Batavia, a sede das suas operações no Oriente. Visitaremos também o porto arcaico de Sunda Kelapa, um dos últimos lugares no mundo onde os navios que atracam são exclusivamente artesanais.

Java by Gonçalo Cadilhe

4º Dia – Jakarta (avião) – Jogyakarta – Templo de Prambanan - Jogyakarta
Voamos para Jogyakarta, a capital histórica de Java e uma das cidades culturalmente mais ricas do Oriente, com os mais importantes monumentos arqueológicos de Java nas suas redondezas, nomeadamente Borobodur e Prambanan, autênticas pérolas do Património Unesco, com as suas stupas gigantes, a sua estatuária budista e os seus templos hindus mundialmente famosos. No final da manhã visitamos o palácio Kraton, sede da última dinastia a reger os destinos de Java antes da independência, e também ficamos a conhecer o centro da cidade. De tarde, visitamos o mais importante complexo hinduísta da Indonésia, Prabanam, do século IX d.C. (a ordem das visitas no segmento de Jogyakarta pode ser alterada para optimização do nosso tempo, após consulta com o guia local). Alojamento no Hotel Jogja Plaza 4* ou similar.

Templo de Prambanan by Gonçalo Cadilhe

 5º Dia – Jogyakarta
Levantamo-nos cedo para visitar Borobudur, templo budista do século VIII d.C. onde permanecemos durante a manhã.
Templo Borobudur by Gonçalo Cadilhe

 6º Dia – Jogyakarta (avião) – Surabaya – Bromo
Após o pequeno-almoço, transfer em avião para Surabaya e seguimos para o vulcão Bromo por uma paisagem tipicamente vulcânica. Esta noite ficaremos num hotel abaixo do nível habitual da nossa agência, mas é a única forma de podermos pernoitar perto da cratera e assistir a esse momento irrepetível que é um nascer do sol no vulcão Bromo. Alojamento no Hotel Bromo Cottages 2* ou similar.
Templo de Prambanan by Gonçalo Cadilhe

7º Dia – Bromo – Surabaya
Levantamo-nos a meio da noite para seguir de jeep até um miradouro sobre vários sub-vulcões activos do vulcão Bromo. Uma das vistas mais estupendas e famosas da Ásia, que admiramos ao nascer do sol. Passamos a manhã na cratera, excursões a pé ou a cavalo entre fumarolas e cones. Regressamos ao princípio da tarde para Surabaya, onde dormimos. Alojamento no Surabaya Plaza Hotel 4* ou similar.

8º Dia – Surabaya (avião) – Ternate  (Ilhas Molucas)
Voo para Ternate com escala em Manado. Chegamos por fim às Molucas, arquipélago que detinha o exclusivo da cultivação mundial do cravinho da Índia e da noz-moscada, as especiarias mais desejadas da Idade Média. Daí a sua importância histórica e o seu nome mítico: ilhas das Especiarias. Dominadas por árabes, portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses, provocaram nos finais do século XVI o que bem poderíamos chamar a primeira guerra mundial. Fazemos base na ilha vulcânica de Ternate, sultanato rival de Tidore, a ilha em frente, a um tiro de distância. Tarde livre para recuperar baterias ou usufruir da piscina do hotel. Alojamento no Bela Hotel International 4* ou similar.

9º Dia – Ternate  (Ilhas Molucas)
Visita de Ternate, uma ilha pequena e fácil de explicar: é um vulcão perfeito. Visitamos várias ruínas de fortalezas do tempo da presença ibérica, e também o palácio do sultão.

Ilhas Molucas by Gonçalo Cadilhe

10º Dia – Ternate – Tidore – Ternate  (Ilhas Molucas)
Passamos o dia a navegar entre Ternate e Tidore, sultanatos rivais aliados e inimigos das várias potências europeias numa sucessão de alianças e traições digna de uma história do Asterix.

Molucas by Gonçalo Cadilhe

11º Dia – Ternate (avião) – Bali
Voo para Bali com escala em Makassar, onde visitaremos brevemente esta antiga cidade portuária. Alojamento no Hotel Nusa Dua Beach 4* ou similar.
... em Java by Gonçalo Cadilhe

 12º Dia – Bali
Viajamos pela ilha, parando sempre que uma boa oportunidade fotográfica surgir, visitando vários pontos de interesse cultural pelo caminho, entre eles Ubud, a capital cultural de Bali e um dos centros mundiais da new age, tornado famoso com o best-seller “Comer, Amar, Orar”. Temos como objectivo chegar ao extremo oposto de Bali para alcançarmos o célebre miradouro do vulcão Batur com esplêndidas vistas sobre a ilha.

Bali by Gonçalo Cadilhe

13º Dia – Bali
Passamos o dia a visitar a zona de Gunung Batukau, uma das paisagens culturais mais impressionantes do sudeste asiático, e cujos socalcos de arroz e templos de água fazem parte da lista do Património da Humanidade da UNESCO.

Bali by Gonçalo Cadilhe

 14º Dia – Bali (avião) – Jakarta (avião) …
Aproveitamos a manhã para relaxar na praia e nas instalações do hotel. Check out às 12.00. Deixamos as nossas malas guardadas e vamos visitar a península de Bukit, um dos lugares mais sagrados de Bali que, como a proa de um navio, se lança na imensidão do Oceano Índico. Seguimos para Kuta, a capital hedonística do Sudeste Asiático, para passearmos pelas estreitas ruas pedonais a transbordar de vida e de gente de todo o mundo. Excelente e última oportunidade de shopping, antes de concluirmos a nossa viagem. Após o jantar, transfer ao aeroporto para embarque em voo regular com destino a Lisboa, via Jakarta e Dubai.

15º Dia – … Lisboa – Porto
Chegada a Portugal. Continuação, de autocarro, para o Porto.


Ficou com muuuuuita vontade de
 partir com o Gonçalo Cadilhe nesta viagem? :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...