terça-feira, novembro 05, 2013

0

Casa-Museu Tchaikovsky - Klin, Rússia

A casa de madeira de Tchaikovsky em Klin, no sossego da região rural de que tanto gostava
Numa carta ao seu irmão em 1892, Pyotr Tchaikovsky escreveu: "Aluguei uma casa em Klin. Que alívio saber que ninguém virá interromper o meu trabalho, a minha leitura ou os meu passeios". Estadas anteriores numa aldeia perto de Klin inspiraram algumas das suas composições, incluindo os bailados  A bla adormecida e o Quebra-Nozes; e a ópera A Rainha de Espadas.
Tchaikovsky só passou alguns meses nesta casa, pois morreu em 1893. Em 1894, o seu irmão mais novo abriu a propriedade a visitantes.

O rés-do-chão, outrora ocupado pelo criado, está fechado ao público mas, ao entrarem nos aposentos  no primeiro andar, os visitantes deparam-se com uma área de recepção ampla e luminosa.
Área de recepção na casa em Klin, com o piano de Tchaikovsky
As paredes estão cobertas por fotografias da família, de colegas da escola de Direito e de companheiros músicos. O grande piano foi oferecido pela empresa russa Becker. Apesar de ser um excelente pianista, Tchaikovsky nunca actuou em público.
Grande coleccionador de lembranças, tinha numa prateleira atrás do piano um tinteiro da Estátua da Liberdade, trazido da sua triunfante digressão pelos Estados Unidos em 1891.
As suas flores favoritas, os lírios-do-vale ainda são aqui plantadas.
Uma visita ao íntimo daquele que é talvez o mais famoso compositor da Rússia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...