sexta-feira, setembro 06, 2013

0

Memorial do Holocausto, Berlim, Alemanha

Mesmo os episódios mais negros da história precisam de ser recordados. E perpetuar a gravidade de um deles na memória comum é o objectivo do Memorial do Holocausto, estabelecido bem no centro de Berlim para dar aos mais de seis milhões de judeus que morreram às mãos dos nazis a posição privilegiada de que não gozaram na altura.


Embora o possam sugerir à primeira vista, os 2711 blocos de cimento do Campo de Stelae (que, juntamente com um centro de informação subterrâneo, compõe o memorial) não pretendem de forma alguma representar um cemitério. Quem o diz é o arquitecto responsável pelo projecto, o americano Peter Eisenman. E, de facto, para além de não conterem qualquer inscrição de nomes ou datas, esses blocos não se encontram minimamente alinhados nem tampouco são semelhantes entre si. A ideia é fazer com que o visitante, ao percorrê-los, se sinta perdido, sem chão, ansioso, tal como se sentiram as vítimas do Holocausto nos guetos e nos campos de concentração.

O Memorial do Holocausto é um monumento recente, inaugurado em Maio de 2005 por ocasião do 60º aniversário da queda do regime nazi e do término da Segunda Guerra Mundial. O Campo de Stelae estende-se por uma impressionante área de 19 mil m2 e, debaixo dele, o centro narra a perseguição e o extermínio dos judeus europeus, recorrendo a casos individuais e a retratos fiéis dos locais onde tudo aconteceu. Recebe, anualmente, cerca de meio milhão de pessoas.
Eisenman produziu uma das obras mais polémicas de Berlim, alvo de críticas e de elogios desde a sua instalação. Mas o arquitecto parece ter cumprido o seu propósito, não só de honrar os judeus assassinados entre 1933 e 1945, mas também de criar um monumento que se confundisse com a restante cidade e que os habitantes atravessassem e frequentassem naturalmente, sem a sensação de estarem a entrar num local sagrado.


Sabia que…

… o Memorial do Holocausto também pode ser visitado de noite, aumentando o sentimento de  desorientação?
… o monumento se situa perto do local onde estão depositadas as ruínas do bunker de Hitler?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...