domingo, setembro 01, 2013

0

Fosso dos Ursos, Berna, Suíça

Fosso dos Ursos, Berna, Suíça
Até ao ano de 2009, uma dúzia de ursos-pardos foi mantida num covil de 3,5 metros de altura, o Bärengraben ou Fosso dos Ursos, que, apesar de não possuir as condições mínimas para acolher os animais, foi durante séculos uma das principais atracções turísticas de Berna, na Suíça. Hoje, a realidade dos ursos já é melhor. Dispõem de um parque de 6 mil m2 ao longo do rio Aare, onde podem correr, pescar, brincar e regressar ao antigo covil sempre que desejarem.
Os ursos foram um elemento constante na história de Berna. A própria designação “Berna” é, de acordo com a lenda, derivada da promessa de Bertoldo V, duque de Zähringen, de dar à cidade o nome do primeiro animal que caçasse. Como foi um urso (Bär, em alemão), a futura capital suíça adoptaria o nome Bärn aquando da sua fundação, em 1191.

Mais tarde, em 1513, os berneses regressaram vitoriosos à sua cidade, após a batalha de Novara, carregando um urso vivo como despojo de guerra. Aí se iniciou a tradição, tendo esse urso sido guardado no fosso da cidade, na ainda hoje chamada Bärenplatz ou Praça dos Ursos, até 1764, altura em que o fosso teve de ser transferido por razões de tráfego. Como hoje o conhecemos, o Fosso dos Ursos foi estabelecido à entrada da Nydeggbrücke em 1857.

O covil é considerado um monumento de elevada importância cultural e nacional e é altamente protegido pelas autoridades suíças. Se quiserem, os ursos ainda podem aceder-lhe, através de um túnel que o liga ao parque. Os defensores mais ferrenhos dos direitos humanos, no entanto, não entendem como é que tal seria possível e, mesmo depois das remodelações de que foi alvo, são da opinião de que o local não serve para os ursos. A liberdade ficar-lhes-ia muito melhor.

Sabia que…

… o Fosso dos Ursos esteve temporariamente vazio a partir de 1798, quando Napoleão ocupou Berna e mandou os animais de barco para Paris?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...