quinta-feira, setembro 12, 2013

0

A PLV nos Mass Games da Coreia do Norte

O grupo de felizardos que viajou para a Coreia com o escritor José Luís Peixoto, teve uma grande surpresa: vai poder assistir aos Mass Games da Coreia do Norte! Ainda por cima, este ano é especial, uma vez que se comemora o 60º aniversário do fim da Guerra da Coreia.
Dizem que é o mais belo espetáculo coreografado do mundo! E nós, os que ficamos do lado de cá.... estamos muito curiosos para receber as fotos, os vídeos, os relatos de viagem e afins.
A surpresa deve-se ao facto deles não anunciarem previamente a data. Sabíamos que normalmente são em agosto e setembro, mas a data era sempre uma incógnita e não quisemos arriscar a inclusão no programa da viagem.

Mas o que são os "Mass Games" ou "Mass Gymnastics" ?

Numa tradução livre poder-se-ão definir como "Jogos em massa" ou "Ginástica em massa". São, basicamente, uma forma de arte cénica - com um orçamento ilimitado - onde um grande número de artistas (mais de 100.000) participam numa coreografia altamente regulamentada e sincronizada, que enfatiza a dinâmica de grupo em detrimento do desempenho individual.
Os Mass Games envolvem ginástica, dança, acrobacias, artes dramáticas, acompanhados por música, fogo de artifício e outros efeitos. Tudo isto, claro está, muito bem "embrulhado" num pacote altamente politizado.
Os estudantes começam a praticar todos os dias a partir de janeiro. O espetáculo de 90 minutos é realizado todas as noites às 19:00 e apresenta o "quadro maior do mundo 'um mosaico gigante de estudantes, cada um segurando um livro cujas páginas têm ligações com o estudante que está ao seu lado, para depois se tornar num cenário gigantesco. Quando os alunos viram as páginas, a cena ou os elementos individuais da cena, mudam, compondo páginas de um livro (cerca de 170 ).

De acordo com Kim Jong Il, a filosofia por trás dos jogos é que o desenvolvimento da ginástica em massa, é extremamente importante para criar comunistas perfeitos e para isso é necessário adquirir uma ideologia revolucionária, um conhecimento em várias áreas e um corpo e uma mente saudáveis. Estas são as qualidades básicas de um comunista. Deste modo, a ginástica em massa desempenha um papel fundamental na educação das crianças em idade escolar para que adquiram desde cedo estas qualidades, assim como um alto grau de organização, disciplina e coletivismo.
Estas crianças, conscientes de que um único deslize na sua ação individual pode estragar o desempenho da ginástica em massa, fazem todos os esforços para subordinar todos os seus pensamentos e ações, ao coletivo.

Veja aqui o vídeo dos Mass Games 2013



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...