domingo, agosto 11, 2013

0

Monumento a Pedro o Grande ou “o Monstro de Moscovo”, Rússia


Junto ao rio Moscou, a sul do Kremlin, ergue-se uma estátua de Pedro o Grande com quase cem metros de altura, uma das mais altas do mundo, mas nada evidenciada pelos guias da Rússia e de Moscovo. Tudo tem uma explicação. É que esta obra está longe de ser o orgulho dos moscovitas e mereceu inclusivamente uma menção “honrosa” do site Virtual Tourist em 2008, como um dos dez monumentos mais feios do mundo.

Esta escultura foi um pedido do então presidente da câmara de Moscovo, Yuri Luzhkov, ao seu bom amigo Zurab Tsereteli, um artista de origem georgiana. A ocasião era o 300º aniversário da Marinha russa, que se celebraria em 1998. Muitos desejam que a estátua de Cristóvão Colombo que Tsereteli tinha produzido sete anos antes, recusada por todas as cidades americanas às quais este a tentou vender, tivesse servido como mau presságio.
É irónico que se tenha escolhido Pedro o Grande para figurar no monumento, se tivermos em conta que existia um ódio mútuo entre este e a cidade de Moscovo, que, por sua causa, perdera o título de capital para S. Petersburgo em 1712. Um ressentimento como este, aliado à quantidade exorbitante de dinheiro público que se investiu na estátua, justifica bem o facto de variadíssimas sondagens a exporem como o monumento mais detestado pelos moscovitas.
A escultura já foi até alvo de ataque de um grupo extremista, que tentou fazê-la explodir. Ficou desde aí sob a protecção de Luzhkov, mas, com a sua demissão da câmara de Moscovo, inúmeras vozes se levantaram a favor da sua destruição ou transferência para outra cidade. Os moscovitas estão dispostos a suportar o eventual custo: 1 bilião de rublos ou 24 milhões de euros.
O encanto turístico desta estátua parece residir na sua fealdade, mas a verdade é que muitos dos que a vêem ao vivo consideram os comentários exageradamente maldosos. De que lado estará a razão? Vá e descubra por si…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...