segunda-feira, julho 01, 2013

0

Torre de Londres, Inglaterra: Seis curiosidades


A construção da Torre de Londres começou em 1066, quando Guilherme I mandou erguer um castelo temporário. Hoje, mais de 900 anos depois, muitas histórias e segredos se escondem atrás das paredes da gigantesca fortaleza. Teste agora os seus conhecimentos acerca deste museu, que guarda as inimaginavelmente valiosas jóias da coroa britânica e se tornou, com o tempo, um dos monumentos mais famosos em todo o mundo.

Sabia que…


1 - Os prisioneiros da Torre de Londres eram separados segundo a sua condição social, dispondo uns de habitações extremamente cómodas e ocupando outros celas de condições desumanas?
Um dos reclusos que tiveram direito a tratamento especial foi Walter Raleigh, feito prisioneiro na Torre Sangrenta durante 13 anos. A câmara inferior, que lhe servia como estúdio, continha uma lareira e uma ampla janela e estava decorada com muito bom gosto. A própria torre sofreu uma ampliação em 1603 para ir mais de encontro às necessidades de Sir Raleigh e sua família.

2 - Duas das seis esposas de Henrique VIII, Ana Bolena e Catalina Howard, foram assassinadas na Torre de Londres?
Mas é claro que, tal como acontecia com os prisioneiros, não foram executadas no mesmo sítio que a plebe. Ana e Catalina foram decapitadas na Tower Green, à semelhança de outras cinco pessoas apenas, enquanto os restantes, centenas, eram levados para Tower Hill e sujeitos a uma tortura brutal antes de serem mortos em público.

3 - Ali vivem sete corvos que, se abandonarem a torre, provocarão o fim da monarquia inglesa?
Pelo menos foi o que disseram a Carlos II. Mas, na verdade, as aves não seriam capazes de deixar a torre, visto que as suas asas foram parcialmente cortadas para o prevenir. Os corvos são, hoje em dia, vigiados por um Beefeater, um dos guardas da torre, que adoptou o nome Ravenmaster.

4 - Acredita-se que, na Torre Sangrenta, foram assassinados pelo próprio tio dois príncipes, para que não pudessem assumir o trono de Inglaterra?
Esses príncipes eram Eduardo, de 12 anos, e Ricardo, ainda mais novo, filhos de Eduardo IV. Em 1483, com a morte do rei, as crianças foram levadas para a torre pelo tio, Ricardo de Gloucester, e nunca mais se soube nada delas. O duque de Gloucester viria a tornar-se rei de Inglaterra no fim desse mesmo ano. Dois séculos mais tarde, em 1674, foram descobertos dois esqueletos perto da White Tower, indubitavelmente de crianças mas impossíveis de identificar com certeza.

5 - Houve uma tentativa de roubo das jóias da coroa em 1671?
O seu autor foi Tomás Blood, mais conhecido por Coronel Blood. O assaltante agarrou na coroa, no ceptro da cruz e no orbe e ainda conseguiu chegar ao cais da torre, mas nesse momento foi capturado juntamente com os seus cúmplices.

6 - O último prisioneiro de guerra da Torre de Londres foi um substituto de Hitler na Alemanha nazi?
Rudolph Hess esteve preso durante quatro dias na Queen’s House, em Maio de 1941.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...