segunda-feira, junho 10, 2013

0

Hanging Gardens, Bombaim, Índia

 
Não são a maravilha babilónica do mundo antigo, ainda que partilhem o mesmo nome e, muito provavelmente, a mesma beleza. Com as suas flores de mil cores, os seus arbustos em forma de animais, o sapato gigante que faz as delícias das crianças e a vista soberba sobre o Mar Arábico, os Hanging Gardens (em português, Jardins Suspensos) são o refúgio predilecto dos habitantes de Bombaim, que para lá vão relaxar, passear com a família e fugir do frenesim da cidade. Mas o mais certo, nestes casos, é preferirem esquecer o motivo da projecção destes jardins…
Os Hanging Gardens existem desde 1880 e devem o seu nome ao facto de se situarem no declive do monte Malabar, que dá a sensação de estarem pendurados. São também, contudo, conhecidos como Pherozeshah Mehta Gardens, em honra do mais famoso advogado da época, que deu início à sua construção. Os jardins seriam alvo de renovação no ano de 1921.
O que nem todos sabem é que os Hanging Gardens foram dispostos sobre um vasto reservatório de água que abastecia e abastece as povoações das redondezas com água fresca e potável e que, nesse mesmo monte, estão alojadas as chamadas torres do silêncio da comunidade parsi. Pois as duas situações estão relacionadas. Seguidores da religião zoroastra, os parsis acreditam que, após a morte, o modo mais correcto de lidar com os corpos é deixá-los ao ar livre, a decomporem-se gradualmente por acção do ar e dos outros elementos ou a serem devorados por abutres e demais pássaros necrófagos. É nas torres do silêncio que os parsis depositam os cadáveres e os Hanging Gardens foram idealizados precisamente para impedir que o reservatório de água pré-existente fosse de alguma forma contaminado por causa destas práticas.
Independentemente das suas origens, os Hanging Gardens são o mais antigo e famoso parque da cidade de Bombaim, que a esmagadora maioria dos turistas não resiste a visitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...