sexta-feira, julho 05, 2013

1

Dondurma, o sorvete turco que é uma atração turística

Nem só de palácios, haréns ou mesquitas é feita uma viagem à Turquia. Mesmo que não goste muito de sorvetes, comer um sorvete nas ruas do país é uma atração turística e tanto. Não é à toa que os quiosques de “dondurma”, como são chamados por ali, estão sempre rodeados de gente pronta para tirar fotografias ou gravar um vídeo.
A explicação? Simples. É que os vendedores de sorvetes na Turquia, vestidos com roupas que fazem lembrar as histórias do Aladino, são na realidade grandes artistas. Quando lhes pedimos uma bola, acabamos por assistir a um autêntico espetáculo do "puxa" e estica! Não bastasse a habilidade com as enormes hastes, eles adoram brincar com os clientes, numa espécie de jogo de “rouba” a bola do sorvete, bate no sino, rodopia… tanto... que há alturas em chegamos a questionar: “Será que vou mesmo conseguir comer alguma coisa?”.
E para a diversão ficar ainda melhor, o “dondurma” é simplesmente delicioso! O segredo da consistência pegajosa vem do leite de cabra, ingrediente fundamental no sorvete turco! Os lugares mais comuns para encontrar estes verdadeiros artistas de rua são as cidades mais turísticas, principalmente pelas ruas de Istambul.

1 comentário:

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...