terça-feira, junho 18, 2013

0

Distrito Art Déco, Miami, Estados Unidos: um passeio pelo requinte dos anos 20

Não são só os apaixonados por praia e pela noite que se podem divertir em Miami; os amantes da arte e da arquitectura também. Se visitar a cidade, não se esqueça de percorrer o impressionante Distrito Art Déco, com hotéis que escondem museus no seu interior, mansões onde se dão festas tão glamourosas quanto exclusivas, parques, restaurantes e carros que parecem saídos dos anos 30. São ao todo 800 edifícios de curvas acentuadas e decoração viva que formam um conjunto tão colorido como uma caixa de guloseimas.
Construídos entre os anos de 1923 e 1943, estes edifícios acompanharam a euforia dos anos 20 e serviram para abstrair os espíritos da depressão financeira que se lhes seguiu. Foram um produto da mente de arquitectos como Henry Hohauser, L. Murray Dixon e Albert Anis, que viram na Arte Déco um estilo em conta mas alegre e elegante, a oportunidade de montar um complexo que combinasse com o invariável bom tempo de Miami. E a verdade é que a aparência clean e bem-disposta do Distrito Art Déco e de todas as suas estruturas torna as fotografias até dos mais desajeitados verdadeiramente dignas de postais.
Frequentemente escolhido para cenário de filmes e de séries de televisão, o Distrito Art Déco contempla locais imperdíveis. O hotel Sagamore é um deles, com a incrível e extensa colecção de arte contemporânea que ninguém suspeitaria que existisse por detrás da fachada modernista. Outro é o hotel Park Central, o refúgio de muitas estrelas de Hollywood do século passado, tais como Carole Lombard, Rita Hayworth e o célebre protagonista de E Tudo o Vento Levou, Clark Gable. De lembrar também a Casa Casaurina, outrora residência do conhecido estilista italiano Gianni Versace, em cujos degraus este foi assassinado a tiro em 1997.

O Distrito Art Déco conta com um lugar no Registo Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos e, em 1976, foi fundada uma organização especialmente destinada a preservar as suas obras de arte arquitectónicas, a Miami Design Preservation League. Foi a primeira sociedade de Art Déco em todo o mundo e, desde a sua criação, já se dedicou à restauração de muitos edifícios do distrito e evitou que alguns deles fossem demolidos em prol de novos empreendimentos.
Conhecer este complexo durante o dia é agradável, mas de noite é inesquecível. A partir da hora em que o sol se põe, os hotéis enchem-se de milhentas luzes néon e as ruas de carros vintage, o que cria uma atmosfera só vista nos melhores filmes.
Casa Casaurina, outrora residência do conhecido estilista italiano Gianni Versace, em cujos degraus este foi assassinado a tiro em 1997.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...