domingo, maio 19, 2013

0

Kosice, Eslováquia: Capital Europeia da Cultura 2013

 
Dizem que o valor dos grandes artistas, seja na área da pintura, da literatura ou até do cinema, só é devidamente reconhecido depois da sua morte. E com Sándor Márai, escritor natural da cidade de Kassa (actualmente Kosice, Eslováquia), não foi diferente. Viveu entre 1900 e 1989, mas foi necessário vir o novo século para a obra do autor ser conhecida e homenageada na sua cidade-natal. “O Último Encontro” é um conjunto de recitais sobre Márai e um dos 134 eventos culturais que marcarão a Capital Europeia da Cultura season em Kosice.

Também John Malkovich visitará a cidade eslovaca para interpretar o papel de um serial killer duplamente condenado. É em Setembro que o actor abandona o grande ecrã para subir ao palco do Teatro Nacional de Kosice, partilhado com uma orquestra que dará vida a sucessos de figuras incontornáveis da música clássica, como é o caso de Mozart ou Vivaldi. “The Infernal Comedy: Confessions of a Serial Killer” é o nome da peça.

A música clássica estará igualmente em força no concerto da Orquestra Sinfónica Metropolitana de Tóquio, um dos eventos – se não mesmo “o” evento – mais aguardados de toda a temporada. Está agendado já para a próxima semana, dia 26 de Maio.
Cultura e turismo de braço dado

Com 235 mil habitantes, Kosice é a segunda maior cidade da Eslováquia e reparte, este ano, o rótulo de Capital Europeia da Cultura com Marselha, na França. O financiamento fornecido pela União Europeia, pelo Governo e pelos poderes locais está a permitir-lhe reconverter dezenas de equipamentos em verdadeiros espaços de arte e cultura. Um deles será o “Kulturpark”, situado nas imediações do centro histórico. É um complexo que promete fazer fervilhar mentes criativas oriundas de áreas tão variadas como as artes visuais, a música, a dança, o teatro e o cinema.

Kosice não é, na sua essência, uma cidade com especial queda para o turismo: no ano transacto, recebeu aproximadamente 150 mil visitantes, ficando muitíssimo aquém de outras metrópoles do leste europeu, mais em voga. No entanto, 2013 ainda não chegou sequer a meio e Kosice já conseguiu triplicar este número. Um boom que se espera que sirva para alertar o resto da Europa (e quiçá do mundo) para as maravilhas que esta pequena cidade esconde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...