quinta-feira, abril 25, 2013

0

Templo Gurudwara Bangla Sahib, Índia

Construído em 1783 por Sardar Baghel Singh, importante general Sikh, o templo Gurudwara Bangla Sahib viria a tornar-se um dos principais locais de culto desta religião monoteísta. As suas imponentes cúpulas bulbosas, de um tom dourado fortíssimo, não passam despercebidas a nenhum transeunte de Nova Deli.
Neste local erguia-se outrora a residência de Raja Jai Singh, um imperador indiano do século XVII que, para avaliar as capacidades e as intenções do oitavo guru Sikh, por muitos postas em causa, o convidou a viver consigo durante alguns meses. A bondade de Harkishan ficou, então, mais do que comprovada: o guru dedicou esse tempo aos pobres e doentes, distribuindo comida, roupas e medicamentos, que fizeram especial diferença numa época em que a cólera e a varíola proliferavam a grande velocidade.
Atrás do templo existe um reservatório de água rodeado por uma enorme colunata e construído inteiramente por voluntários. Ainda hoje, aquela água é encarada como um néctar passível de curar doenças e males de espírito. Os crentes que ali se deslocam levam-na consigo para casa, a fim de recuperarem a sua vitalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...