domingo, abril 14, 2013

0

Catedral de Sal, Zipaquirá, Colômbia

Catedral de Sal, Zipaquirá, Colômbia
Debaixo de uma montanha salina em Zipaquirá, a aproximadamente 60 quilómetros de Bogotá, esconde-se aquela que foi considerada, em 2007, a Primeira Maravilha da Colômbia. Falamos de uma catedral de três naves e catorze capelas menores, única no mundo por ter sido inteiramente escavada numa mina de sal, a quase 200 metros de profundidade. Desde a inauguração, em 1995, a Catedral de Sal tornou-se um dos destinos predilectos dos turistas da Colômbia e de peregrinos católicos de todas as origens.

O templo começou por ser uma pequena capela destinada aos momentos de reza dos mineiros. Mas estes rapidamente puseram mãos à obra e expandiram-na pelos túneis da mina, originando uma série de amplas divisões labirinticamente ligadas. A catedral, concluída em quatro anos da década de 50, foi contudo fechada em 1990 pelas autoridades colombianas, preocupadas com o perigo para os visitantes que uma mina activa significava. A nova catedral, construída entre 1991 e 1995, situa-se cerca de 60 metros abaixo da anterior.
Catedral de Sal, Zipaquirá, Colômbia
A Catedral de Sal é tida como uma das mais impressionantes obras da arquitectura colombiana, quer pela dimensão, pelos efeitos de luz e pela minuciosidade dos seus elementos decorativos, (quase) todos feitos de sal. Com efeito, a maior divisão da catedral possui à volta de 75 metros de comprimento e 25 metros de altura e não é, por isso, de admirar que ela seja capaz de acolher até dez mil pessoas. As três naves são ilustrativas do nascimento, da vida e da morte de Jesus, e cada uma delas conta com uma profusão de objectos esculpidas na rocha salina, desde esculturas às plataformas em que os crentes se ajoelham.
A classificação deste monumento como “catedral” é altamente discutível, visto não ter um bispo e não cumprir uma série de outros requisitos do Catolicismo. Mas a verdade é que recebe três mil pessoas ao domingo e que muitos escolhem celebrar ali o matrimónio. Um lugar sagrado… não é onde um homem quiser?


Sabia que…

… a chamativa estátua La Piedad é uma homenagem ao povo muísca, o primeiro a saber tirar verdadeiramente partido do uso do sal?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...