quinta-feira, outubro 25, 2012

0

Carnaval do Brasil - História e Origens



A colonização fez do Carnaval brasileiro uma mescla de influências europeias e africanas.
Por um lado, ao serem levados para regiões do Novo Mundo, entre as quais o Brasil, os escravos africanos ajudaram a definir o que é hoje o samba e, de uma maneira geral, o maior Carnaval do mundo. Em África, a tradição de levar a cabo cortejos pelas aldeias, envergando fatos e máscaras,  era já secular; acreditava-se ser possível, deste modo, acalmar parentes falecidos que por algum motivo estivessem enervados, além de resolver problemas e atrair boa sorte.
De acordo com o objectivo, os disfarces eram feitos a partir de um produto natural diferente. As penas, actualmente ainda muito usuais, seriam capazes de curar doenças, dores, desgostos e uma série de outros problemas, e eram conotadas com a passagem para o Além e com a ressurreição.
Por outro lado, também os festejos europeus serviram de inspiração. Em Itália, os seguidores da Igreja Católica tinham por norma organizar animados cortejos com pessoas mascaradas, nos dias antecedentes à Quaresma. Apelidavam a época de “Carnivale”, que significa “adeus à carne” e aos prazeres da vida – começava então a Quaresma, o período de abstinência.
O Carnaval terá chegado ao Brasil em meados do século XVII (ao Rio de Janeiro em 1641), altura em que consistia em brincadeiras maldosas e guerras de comida na rua. A certa altura, a comida foi substituída por limões de cheiro, esferas de cera com água perfumada.
Todavia, o Carnaval brasileiro só começou a arrastar multidões no início do século XX, quando as pessoas se começaram a disfarçar, a decorar os carros, a desfilar pelas ruas. Daí nasceu o carro alegórico, que tanto caracteriza o Carnaval carioca.
O samba começou a disseminar-se pouco tempo depois. Em 1928 surgia a primeira escola no Rio de Janeiro, a “Deixa Falar”, e não foi preciso muito para o Rio e São Paulo se encherem de outras tantas. Ainda hoje, as escolas de samba passam o ano inteiro a preparar-se para a competição do Carnaval, em que é eleita a mais bela e divertida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...